Começa a ser comercializado na próxima semana um acessório para o iPhone que vai dotar o smartphone da Apple da capacidade de captar vídeos a 360º, prometendo uma experiência mais imersiva de gravação e visualização.

A câmara foi desenvolvida pela Kogeto, uma pequena empresa sedeada em Nova Iorque, que antes da Dot tinha criado a Lucy, um sistema de captação de vídeos a 360º instalado numa base de alumínio que permite que esta seja deixada a filmar em (quase) qualquer lugar de forma autónoma.

A nova criação consiste numa câmara que é acoplada ao iPhone permitindo aos utilizadores captarem vídeos a 360 graus com o telefone.

O acessório para iPhone conta também com a particularidade de ter sido financiada com a ajuda de mais de 1.000 internautas, que deram o seu apoio ao projeto através do site de crowd funding Kickstarter.

[caption]Dot[/caption]

No site da empresa já é possível encomendar o equipamento, que é compatível com o iPhone 4 e 4S e está disponível em preto, verde, rosa e vermelho, mas a distribuição só começa a ser feita a partir da próxima terça-feira, 1 de novembro.

[caption]Dot[/caption]

Está também marcado para essa data o início da comercialização nas lojas da Apple e revendedores nos EUA. Não á ainda indicações sobre a distribuição em lojas fora do país de origem, mas os interessados de outras partes do mundo - incluindo Portugal - podem optar pela compra online no site do produto.

[caption]Dot[/caption]

A Dot custa 79 dólares, um valor que, para os clientes portugueses, deverá ser sujeito à taxa de câmbio aplicável no momento da compra e às despesas de envio.

Para além da captação de imagens, o dispositivo encontra-se ainda vocacionado para a partilha dos clips filmados - a que a empresa chama "Dotspots" - através do Facebook e Twitter ou no site da empresa, onde já é possível assistir a alguns, filmados com a versão beta da câmara.

[caption]imagem de Dotshot[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.