A Valour é uma bicicleta normal. Tem guiador, quadro, selim, duas rodas.. tudo como manda a lei. Mas tem muito mais do que à vista é possível ver e são os pequenos pormenores que acrescentam valor à bicicleta criada pela empresa canadiana Vanhawks.



O veículo foi pensado para todos os que usam a bicicleta como um meio de transporte em centros urbanos. Através da ligação a uma aplicação para smartphones a Valour transforma-se numa bicicleta inteligente.

Defina o ponto de partida e o ponto de chegada e a bicicleta impede que se perca no caminho, isto porque usa um sistema de notificações de luz no volante para indicar qual a direção que deve tomar.



A bicicleta tem ainda um conjunto de sensores que alerta o utilizador quando deteta a presença de um veículo em ângulo morto. Quando esse outro veículo se aproxima a pessoa é alertada através de vibrações no volante.



Com a ajuda da aplicação móvel a bicicleta faz também um registo dos quilómetros que são percorridos, da velocidade média da viagem e até das calorias gastas nos percursos. O utilizador pode assim manter um registo mais preciso da atividade física que tem vindo a fazer.



A Valour consegue ainda fazer um reconhecimento do caminho que percorre para criar informação comunitária – sobre os caminhos a evitar por causa de buracos, lombas ou trânsito por exemplo. Quantos mais ciclistas houver, melhores recomendações poderão ser feitas para os mesmos.



A Vanhawks acrescentou ainda uma funcionalidade interessante na bicicleta – um sistema de deteção de roubo comunitário. Cada Valour terá uma identificação única e pode comunicar com outras Valour: assim, se lhe roubarem a bicicleta e um outro utilizador passar perto dela, será notificado.



A smart bike conseguiu reunir mais de 400 mil dólares através de financiamento colaborativo no Kickstarter quando pedia quatro vezes menos. O projeto vai continuar aberto a donativos nas próximas duas semanas.



Nota de redação: foram corrigidas gralhas por indicação dos leitores


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.