Só falta mesmo o genérico e o Eládio Clímaco para que Fall Guys: Ultimate Knockout se transformasse no mítico programa familiar de competição entre países Jogos Sem Fronteiras, onde Portugal tinha sempre um lugar de destaque entre os melhores. Este novo jogo do catálogo da Devolver está a ser um sucesso estrondoso, e já vendeu 2 milhões de cópias em apenas uma semana no Steam desde o seu lançamento. Se adicionarmos os jogadores que acedem às suas arenas vindas do serviço PS Plus, um dos jogos grátis deste mês, não admira que os servidores fiquem “abarrotados” rapidamente.

O jogo coloca 60 jogadores numa das diferentes provas disponíveis, em cinco ou seis turnos. Em cada um são eliminados jogadores até à prova final, onde só há lugar para um agarrar a coroa de ouro. As provas são variadas, divididas entre corridas de obstáculos, partidas em equipas a empurrar bolas ou a roubar ovos para a sua base. Há também jogos de memória e outros desafios de perícia capazes de arrancar os cabelos de cada um.

É que a diversão passa pela confusão gerada pela quantidade de jogadores presentes no ecrã. Imagine dezenas de bonecos a tentar passar por uma porta, o caos que é gerado, onde há literalmente atropelamentos, uns a puxar pelos outros, e é impossível não assistir à ação sem grandes doses de gargalhadas.

É um caso de sucesso, ao ponto de ser um dos jogos mais assistidos na Twitch durante estes dias, superando mesmo os pesos-pesados como Fortnite. Mas Fall guys tem sido um sucesso não só pelas suas mecânicas refrescantes, como as próprias personagens, ou melhor, as skins dos bonequinhos, que dão um ar ainda mais hilariante à ação.

As corridas são de facto as mais populares, e de longe as mais divertidas. As armadilhas e obstáculos, materiais gelatinosos e outros elementos do cenário só complicam as coisas, já para não dizer os saltos entre plataformas. As ações das personagens estão limitadas ao salto e a capacidade de agarrar objetos. No entanto, também pode agarrar adversários, o que tem gerado muito “troll” nas partidas, muitas vezes é disparado o início da corrida e há um engraçadinho que prefere ficar a agarrar um adversário, mesmo que isso signifique ficar para trás e ser desqualificado para a próxima ronda. Mas é mais uma forma de diversão, sem dúvida.

A produtora Mediatonic prepara-se agora para lançar a primeira atualização, que para além de correções e otimizações, adiciona um nível que esteve presente na beta, mas ainda não surgiu nesta versão final. Trata-se de um cenário em que os jogadores têm de saltar raios rotativos, com o chão a destruir-se no processo. Um bug corrigido diz respeito à última prova, em que muitos jogadores se queixaram que não conseguiam agarrar a coroa final, o que é frustrante para quem chegou até ao fim.

Por fim, e não menos importante, a developer vai melhorar o seu sistema anti-batota, para que não haja injustiça a premiar os batoteiros…

Fall Guys: Ultimate Knockout está disponível no PC e PlayStation 4, com possibilidade de cross-play entre as duas plataformas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.