A publicação online Computer Science Degree criou uma infografia onde enumera seis áreas onde a atividade da Apple pode gerar alguma preocupação e indica alguns pontos em que a marca da maçã continua a dominar sem margem para dúvidas.



Nem todos os factos descritos na infografia são suficientes para “pintar” todo o quadro sobre a situação da tecnológica de Cupertino. Por exemplo, as vendas do iPhone continuam a crescer, ainda que em margens mais reduzidas, e o smartphone continua a ser um dos modelos mais bem sucedidos do mercado.



Mas a CSD alerta por exemplo para a pouca expressiviade do iOS no segmento dos smartphones quando comparado com o Android e diz que atualmente existem mais programadores virados para o ecossistema da Google do que para o iOS.



Também é feita uma chamada de atenção para o novo edifício da Apple que vai ser construído e cujos custos estão estimados em cinco mil milhões de dólares, além de serem referidos os processos judiciais nos quais a marca da maçã está envolvida.

Do lado positivo está a grande penetração que os equipamentos iOS têm no mercado empresarial, um segmento onde o Android não se tem conseguido impor. Nos tablets a Apple também continua rainha e senhora, apesar da quebra nas vendas, como constatou a IDC.



Para equilibrar ainda mais a balança, a publicação CSD também descreveu todo um conjunto de áreas onde a empresa pode apostar para continuar a crescer e/ou explorar: iTunes para Android, iPad convertível, serviço de pagamentos eletrónicos, entre outros.



A infografia, apesar de não ser completa – basta relembrar que a Apple é consecutivamente considerada uma das marcas mais valiosas do mundo e é também uma das mais valiosas na bolsa de valores – toca num ponto interessante e que tem vindo a ser discutido desde a morte do cofundador Steve Jobs: já terá a Apple atingido o seu pico de forma?



Os leitores do TeK são convidados a discutir esta questão na caixa de comentários, enumerando de preferência as áreas onde a Apple está a perder e onde pode vir a ganhar.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.