Os alunos do Curso Profissional de Multimédia da Escola Secundária de Castro Daire, em conjunto com o professor Filipe Duarte, decidiram por mãos à obra e desenvolver um jogo que ajudasse a sensibilizar os utilizadores para os riscos da poluição no Rio Paiva, o SOS Rio Paiva. Os organizadores garantem que é o primeiro jogo para iPad desenvolvido numa escola secundária.

Segundo explicaram ao TeK, a ideia surgir depois do professor Filipe Duarte ter visto várias reportagens televisivas sobre a poluição do Rio Paiva. Ele propôs aos alunos do curso profissional Técnico de Multimédia criar um jogo, mas o grande objetivo era criar uma aplicação para Ipad, conseguindo assim causar mais impacto e trazendo mais-valias para a formação dos alunos.

O projeto está concluído e vai ser mostrado este fim-de-semana, dia 22 de julho, numa apresentação pública da FNAC em Viseu, embora ainda não tenha recebido luz verde da Apple para estar na App Store.

“Submetemos [a aplicação] há 3 semanas!”, explicam os responsáveis pelo projeto, admitindo que mesmo sem a aprovação – e sem o jogo estar disponível na App Stpre, vão avançar com a apresentação pública. “Teremos que apresentar, pois assim estamos reféns da Apple, mas o ano está a terminar e temos que apresentar o jogo!”, afirmam em resposta ao TeK.

Para minimizar este contratempo o grupo vai disponibilizar o ficheiro de instalação, para que qualquer pessoas possa instalar, e há ainda uma versão para browser que estará online depois de 22 de julho, e uma versão para o Kinect da Microsoft, que pode ser jogada recorrendo a gestos. Estão ainda previstas versões para iPhone e Android.



[caption]jogo sos rio paiva[/caption]

O jogo SOS RIO PAIVA consiste em ajudar uma lontra a ultrapassar os obstáculos que se encontram ao longo do rio (descargas de líquidos poluentes, redes de pesca, plásticos, entre outros). Para obter pontos a lontra terá de comer os peixes (bogas e trutas) e não colidir com os obstáculos, caso contrário, a lontra morre.

No âmbito do projeto foi feita uma investigação sobre o lixo característico do Rio Paiva, para contextualizar a realidade do Rio Paiva. “Desenhou-se no quadro da sala de aula a forma como o jogo iria funcionar, depois foi só passar do quadro para computador!”, adianta o professor.

Alguns alunos trataram de todo o layout e animação do jogo, outros do facebook e criação do trailer do jogo. Contudo todos os alunos aprenderam a programar, conseguindo agora criar vários níveis e inimigos.



[caption]turma do Curso Profissional de Multimédia da Escola Secundária de Castro Daire [/caption]

O jogo poderá ser descarregado gratuitamente da App Store, até porque os objetivos são apenas pedagógicos. “O jogo será totalmente gratuito, pois é nosso objetivo estar aberto a toda a comunidade para que a mensagem do jogo possa passar além fronteiras”, adianta a mesma fonte.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.