A LG apresentou hoje aquele que garante ser o maior ecrã de televisão OLED do mundo. Tem 55 polegadas de tamanho e apenas 5 milímetros de espessura - o equivalente a uma esferográfica.

Segundo a fabricante sul-coreana, o equipamento assegura um rácio de contraste de 100.000:1 e uma gama de cores mais ampla que a apresentada por ecrãs LCD.

A velocidade de reação deste equipamento aos sinais elétricos é mil vezes mais rápida que a de um LCD e trata-se também de um dispositivo muito mais "amigo do ambiente", porque consome menos energia, realça a companhia.

[caption]OLED LG[/caption]

A empresa classificou o modelo - que vai mostrar ao público na CES, em janeiro - como um "passo importante para a popularização das TVs OLED". De acordo com a LG, o dispositivo agora apresentado é demonstrativo da aplicação efetiva da tecnologia AM OLED (Organic Light Emitting Diodes) a ecrãs de maiores dimensões com maior eficiência ao nível dos custos.

[caption]OLED LG[/caption]

"Embora a tecnologia OLED seja vista como o futuro dos ecrãs de TV, a sua aplicação tem estado limitada a ecrãs de pequenas dimensões e devido aos custos elevados que representava a sua utilização. Até agora. Estas barreiras foram ultrapassadas", afirma o CEO da empresa, Sang Beom Han, citado no comunicado de imprensa.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes