A Nokia apresentou hoje, durante a sua conferência Connection, em Singapura, dois novos telefones da Série X. Um dos terminais é uma versão do modelo X6 com uma memória de 8 GB (que vem juntar-se às edições de 32 e 16 GB), o outro parece vir confirmar o surgimento de uma nova tendência no que respeita a smartphones destinados ao público mais jovem.

É quadrado, o ecrã desliza sobre um teclado QWERTY, privilegia o acesso simplificado a redes sociais, conteúdos de música e troca de mensagens (sms e IM). Alguma semelhança com os recentes lançamentos da Motorola e Microsoft pode não ser mera coincidência.

O modelo chama-se X5 e já tinha sido antecipado em Abril mas só agora conhece lançamento oficial. Com chegada ao mercado prevista para o terceiro trimestre deste ano, na Indonésia, por valores a partir de 165 euros (sem impostos), não foram, no entanto, avançados para já quais os restantes países onde será comercializado.

O telefone quadrado da Nokia tem um ecrã LCD TFT de 2,4 polegadas, com uma resolução QVGA e 16 milhões de cores (240x320 pixéis), mas que não é táctil. Tem 16,8 milímetros de espessura, pesa 129 gramas e estará disponível em cores vivas como o rosa, azul ou amarelo.

[caption]Nokia X5[/caption]

O sistema operativo escolhido foi o Symbian e o destaque ao nível das funcionalidades recai sobre o acesso simplificado às redes sociais e troca de mensagens, garantindo integração com os principais serviços de email baseados na Web, Instant Messaging (chat) e sites como o Facebook, MySpace, Twitter ou Hi5.

Outra das características realçadas pela Nokia é o leitor de música (MP3, AAC, eAAC e WMA) com tecla dedicada, para um acesso mais simples, e que permite criação e partilha de listas pessoais de reprodução. O leitor apresenta aindaum "controlo" especial que permite, abanando o dispositivo, passar de uma faixa para outra e, enquanto isso, ser informado de quantas novas SMS existem na caixa de entrada.

O telefone vem também equipado com umas colunas mais "poderosas" que o habitual, garante a fabricante. Em alguns países, terá ainda a condição de "Nokia Comes With Music", que confere acesso gratuito à loja de música da marca.

[caption]Nokia X5[/caption]

Como não podia deixar de ser, conta ainda com uma câmara. A resolução é de 5 megapixéis, com um zoom digital de 4x e flash LED integrado e também capta vídeo (no formato MPEG4 e a 30 fps).

[caption]Nokia X5[/caption]

A memória interna é de 200MB mas o telefone vem com um cartão MicroSD de 2 GB, que pode ser trocado por um de até 32 GB e a bateria dá para 16 dias em standby, 280 minutos de conversação ou 24 horas de música.

[caption]Nokia X5[/caption]

A apresentação do novo equipamento foi acompanhada de um vídeo, reproduzido abaixo, que põe em evidência as principais características do dispositivo, assumidamente dedicado às gerações mais jovens.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.