A Atlus é uma produtora japonesa que faz parte da família da SEGA e especialista em jogos JRPG. A série Shin Megami Tensei e o spin off Persona são as mais conhecidas no estúdio que tem conquistado cada vez mais fãs no ocidente. E a prova da disposição em receber um novo jogo da developer é o lançamento de um novo universo chamado Metaphor: ReFantazio, já disponível para o PC, PS4, PS5 e Xbox Series X|S, tendo vendido mais de um milhão de cópias em menos de 24 horas.

Apesar de ter algumas mecânicas baseadas em Persona, o jogo deixa o cenário contemporâneo real baseado no dia-a-dia de jovens estudantes e apresenta aquela que é a sua visão para um mundo de fantasia medieval, mas com elementos igualmente inspirados na realidade. A aventura passa-se no Reino Unido de Euchronia depois do assassinato do seu rei. O jogador assume um rapaz que tem poderes mágicos e amigo de infância do príncipe, que tem a missão de reunir suporte para evitar que o trono caia em mãos erradas.

Veja na galeria imagens de Metaphor: ReFantazio:

Tal como os jogos anteriores do estúdio, o protagonista terá de reunir aliados para formar um grupo de combate e enfrentar inimigos poderosos. O jogo chama-me aos bosses e aberrações de “humanos”, autênticas aberrações que requerem a combinação de habilidades, encontro de pontos fracos e claro, as transformações da personagem na utilização da sua magia. Estes monstros foram inspirados pelos trabalhos de um pintor da época medieval, Hieronymus Bosch.

O jogo utiliza um sistema híbrido de combate, misturando elementos de ataques em tempo real com o tradicional formato por turnos. Ou seja, antes de começar o combate propriamente dito é possível executar alguns ataques, sobretudo a inimigos apanhados desprevenidos ou que sejam mais fracos, facilitando depois a iniciativa.

Se jogou algum dos títulos de Persona, o sistema de socialização com outras personagens é semelhante. O jogo tem um sistema de calendário em que terá de escolher as ações a fazer durante as fases do dia e desenvolver relações e ligações com as personagens, desbloqueando habilidades. O sistema de seguidores permite também aproximar-se de certas personagens das regiões do reino para aumentar a reputação pública que será importante na hora de decidir que será o próximo rei a governar Euchronia.

Veja o trailer de lançamento:

Metaphor: ReFantazio pretende ser a próxima grande série da Atlus, desenvolvido pelo estúdio interno Studio Zero, criado para desenvolver novos universos além da saga Megami Tensei e Persona. Pela aceitação dos jogadores e crítica em geral, não será difícil de adivinhar que a Atlus possa continuar a explorar este universo no futuro.

Outro objetivo é continuar a criar temas que fundem universos de fantasia, mas assente num mundo real, explorando temas como a justiça e razão, assim como a criação de personagens que não estejam fixadas em questões morais certas ou erradas.