Carros com ligação à Internet, carros carregados de sensores, carros que se conduzem sozinhos. Mas e se o futuro próximo dos carros inteligentes estiver antes nos condutores?

Esta é a proposta da Mini, subsidiária da BMW, que apresentou um conceito de óculos de realidade aumentada que transformam o utilizador num super-condutor.

Com a ajuda dos óculos o condutor terá acesso a informações sobre a navegação, velocidade atual do veículos, limites de velocidade, pontos de interesse e até notificações de redes sociais através de uma ligação ao smartphone.

A característica mais interessante é talvez a X-Ray, que permite ver um esqueleto do carro e todos os objetos que estão à sua frente - através de um sistema de câmaras que depois projetam o resultado nos óculos. Assim, o condutor conseguirá ver objetos e obstáculos que de outra forma estavam "tapados" pela estrutura física do carro.

O desing dos óculos foi desenvolvido pelos engenheiros da BMW, enquanto a parte tecnológica foi maioritariamente entregue à Qualcomm.

A Mini deverá apresentar com mais detalhe o conceito durante uma feira automóvel que vai decorrer em Xangai, no final deste mês, como escreve o The Verge.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico