O Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência Computacional da Massachusetts Institute od Technology (MIT) tem em exposição um jardim de robots em forma de origami com pequenos LED, criando um espetáculo de cores controladas por código. O objetivo é atrair os mais jovens para a programação, especialmente as raparigas.

Mais de 100 robots a simular os vários elementos de um jardim, como lírios, túlipas e até pequenos pássaros, que criam um efeito bastante colorido foram desenvolvidos pelo MIT como forma de estimular os mais novos para o mundo da informática.

É possível controlar o jardim com recurso a qualquer dispositivo com ligação Bluetooth, quer seja através de controlos por clique ou pelo desenvolvimento de códigos simples. Estes códigos alteram os movimentos e as cores dos objetos, criando um efeito de arco-íris. Os componentes eletrónicos utilizados são baseados em Arduino.

"Os estudantes conseguem ver os seus comandos executados num ambiente físico, o que demonstra os seus esforços de programação no mundo real", explicou Lindsay Sanneman, do MIT. "O objetivo é que isto seja um incentivo para que as escolas começem a introduzir os conceitos básicos de algoritmia e programação", continuou.

O jardim pode ser controlado pelas crianças visitantes ou pela própria equipa do MIT, que desenvolveram um espetáculo de luzes capaz de deixar qualquer um surpreendido. Os planos futuros passam por criar um plano que permita controlar as luzes e movimentos em mais do que um dispositivo ao mesmo tempo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.