Pela primeira vez a Tobii mostra hoje a integração da sua tecnologia de controle pelo movimento dos olhos num computador portátil. Com a parceria da Lenovo, a empresa sueca mostra em Hannover um sistema que promete dispensar a utilização de rato e de trackpad para interagir com o computador.

O sistema é ainda um protótipo, mas tira partido da tecnologia já desenvolvida pela Tobii, que tem vindo a trabalhar neste sistema em várias áreas, aproximando-se agora da possibilidade de colocar a tecnologia em produção, materializando-a em produtos comerciais.

O primeiro pacote de 20 portáteis foi desenvolvido em parceria entre a Tobii e a Lenovo, que dividiram os custos. Estes equipamentos serão usados apenas para demonstrações.

[caption]Lenovo[/caption]

A Tobii defende que o controle através dos olhos é o interface mais natural para o uso de computadores. Os olhos podem ser usados como apontadores, seleccionando e fazendo scroll de uma forma intuitiva, complementando outros interfaces já existentes, como o teclado e o rato, ou chegando mesmo a dispensá-los.

Henrik Eskilsson, CEO da Tobii Technology, defende que esta apresentação na CeBIT é a prova de que o protótipo do laptop e a tecnologia de controle por movimento dos olhos está suficientemente madura para ser usada nos interfaces de computador.

Embora admita que ainda há trabalho a realizar na miniaturização do dispositivo e na produção mas barata, Henrik Eskilsson acredita que isso poderá acontecer em poucos anos com a ajuda do parceiro certo.

O Tobii IS-1 Eye Tracker é o primeiro sistema de eye tracking embebido que está pronto para integração industrial, sendo uma das grandes apostas da empresa que também está a desenvolver tecnologias para comunicação e educação.

[caption]Nome imagem[/caption]

A Tobbi tem na área da comunicação o Tobbi C8, mais dirigido a crianças, que também está a mostrar na CeBIT.

[caption]tobii c8[/caption]

Um dos exemplos de utilização da tecnologia da Tobii é uma animação feita a partir da concentração da vista de vários utilizadores perante a pintura da Última Ceia, onde se percebe que inicialmente a atenção é concentrada na figura de Jesus e depois se reforça nos discípulos e volta à figura central.

Esta animação é demonstrada no vídeo que reproduzimos abaixo.