O YouTube acaba de publicar o primeiro conjunto de princípios de inteligência artificial para a música, baseados no “compromisso de colaborar com a indústria da música”, sem esquecer a “inovação ousada e responsável”.

Os princípios apontados surgem numa altura em que os vídeos relacionados com ferramentas generativas de IA no YouTube já ultrapassam os 1,7 mil milhões de visualizações, só este ano.

São três os princípios fundamentais definidos pela plataforma: adotar a inteligência artificial com responsabilidade, incluir proteções apropriadas e abrir oportunidades para os parceiros que decidirem participar, e escalar a estratégia de confiança e segurança e as políticas de conteúdo para enfrentar os desafios da IA.

O anúncio foi feito pelo CEO do YouTube, Neal Mohan, a partir do blog da plataforma, que partilhou a sua visão de como a equipa pretende “melhorar a expressão criativa e, ao mesmo tempo, proteger a integridade artística”.

E também já há “fãs” da abordagem à IA generativa

O YouTube também anunciou o YouTube Music AI Incubator, um programa que vai reunir alguns dos artistas, compositores e produtores “mais inovadores” para ajudar a promover a abordagem da plataforma à IA generativa na música.

A incubadora vai começar com um pequeno grupo de artistas dos mais diversos géneros musicais da Universal Music Group.

Clique nas imagens para conhecer alguns artistas que já estão na YouTube Music AI Incubator

“Embora alguns possam achar a minha decisão controversa, entrei para este grupo com a mente aberta e puramente por curiosidade sobre como um modelo de IA funciona e do que pode ser capaz num processo criativo”, refere Björn Ulvaeus, um dos artista que aderiu à nova incubadora, citado na nota de imprensa partilhada pelo YouTube. “Acredito que quanto mais eu perceber, melhor preparado estarei para defender e ajudar a proteger os direitos dos meus colegas criadores humanos".