
Entre os oito pavilhões do Mobile World Congress e as mais de 1.900 empresas expositoras, em 240 mil metros quadrados, não é fácil descobrir as empresas que partem de Portugal para usar a maior feira do sector como plataforma de lançamento e divulgação das suas soluções e tecnologia.
A procura nos mapas é difícil e uma pesquisa por país mostra apenas oito expositores, que afinal são mais. Estão distribuídos entre os vários pavilhões conforme a área de enfoque, e com investimentos de níveis bastante diferentes, mas volta a faltar um Pavilhão de Portugal que permita concentrar algumas das pequenas startups que não têm capacidade de investir mais de 20 mil euros no MWC.
O TeK já tinha dado conta de que estavam inscritas nove empresas portuguesas, expositores, no Mobile World Congress, mas a partilha de espaço no stand da Login.pt faz subir o número para 12, embora depois a decisão de não ocupar o stand que foi tomada pela Cardmobili volte a fazer recuar o número para os 11.
São pois, bem contados, oito os stands com marca portuguesa, para dez empresas, mas a influência da tecnologia “made in Portugal” é muito maior e estende-se a várias marcas, fabricantes e aplicações que também marcam pontos. E é preciso somar os muitos profissionais registados que estão de visita e com presença no congresso, na feira e em reuniões de trabalho e exploração de novos negócios.
Aptoide, Aveicelular, iMobile Magic/Phonenear, Login.pt, Streambolico, eBankit, Inforlândia, Tech Fuzzion, TIMWE, We Do Technologies e WIT Software são as empresas com stand e espaço de feira este ano, num número que recuou face à edição de 2014 onde contámos 14 participações portuguesas em expositores.
Em todas há uma ambição comum de alargar negócio e conquistar espaço a nível internacional, usando a feira como plataforma para conseguir visibilidade e chegar a decisores e as impressões dos primeiros dias são positivas, até porque o movimento e o ritmo das reuniões é intenso. Tudo isto faz com que o investimento – que é elevado e um mais caros a nível de feiras – seja compensado.
Na galeria abaixo pode encontrar algumas fotografias da passagem do TeK pelo stand dos portugueses. Mais detalhes sobre os produtos e as primeiras impressões da feira seguem brevemente.
Veja aqui as novidades que foram apresentadas no MWC15.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Nota da Redação: foi corrigida uma gralha.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários