A LG decidiu responder às grandes tendências tecnológicas do momento com vários gadgets. A saber: um robot esférico vigia a casa e toma conta dos animais; uns óculos de realidade virtual que ligam-se ao smartphone através de um cabo; e uma câmara para a produção de vídeos imersivos.

O Rolling Bot foi talvez o anúncio mais inesperado, pois coloca a LG numa nova categoria de produto. Este robot faz lembrar o modelo BB-8 popularizado no mais recente filme de Star Wars, mas tem funções mais ‘terrenas’. Em primeiro lugar consegue fazer transmissão de vídeo em direto para o smartphone do utilizador, funcionado como uma câmara remota.

O sensor escolhido tem oito megapíxeis e também pode ser usado para captar fotografias. A LG explicou na conferência de imprensa que o Rolling Bot também serve para vigiar os animais domésticos.

Outra novidade foram os LG 360 VR, uns óculos de realidade virtual que são diferentes na forma e no funcionamento dos Samsung Gear VR ou Google Cardboard. A proposta da LG traduz-se num par de óculos mais finos, mais leves e que não usam o ecrã do smartphone como ecrã principal. Em vez disso a LG prefere ligar os óculos ao LG G5 através do conector USB, usando um painel próprio no periférico.

A marca diz conseguir replicar uma experiência de visualização semelhante à de um televisor de 130 polegadas a dois metros de distância, garantindo a resolução elevadíssima de 639 píxeis por polegada (ppi).

Também em destaque esteve a LG 360 Cam, uma câmara destinada à produção de conteúdos imersivos. O dispositivo tem dois sensores de 13 megapíxeis que captam um total de 200º cada. Depois há uma sobreposição dos vídeos para que o resultado final saia a 360º e com a maior qualidade possível.

A 360 Cam tem 4GB de armazenamento - pouco tendo em consideração que vai produzir vídeos - que podem ser complementados com cartões microSD. A câmara permite gravar numa resolução duas vezes superior ao Full HD e tem três microfones integrados para garantir também uma melhor experiência de som.

Ainda não há informações sobre quando vão ficar disponíveis os equipamentos ou quanto vão custar.

Acompanhe aqui as restantes novidades do Mobile World Congress