A rede social MySpace volta a estar disponível para o público em geral. A plataforma sofreu uma grande remodelação visual mas a música continua a ser o principal atrativo do serviço. O cantor Justin Timberlake, um dos proprietários da rede social, aproveitou a reabertura do espaço online para também ele relançar a carreira musical com um novo single.

O espaço social renovado já estava a funcionar desde julho de 2012 mas era exclusivo para alguns utilizadores. O TeK em dezembro tinha dado conta das alterações que estavam para chegar ao MySpace. Entretanto, sem grande alarido na imprensa internacional e sem comunicados de imprensa, o beta-closed abriu-se ao grande público.

Os utilizadores já podem registar-se no novo serviço ou aceder através das credenciais do Twitter, Facebook ou das que tinham do MySpace anterior. Esta é uma maneira de garantir que os internautas não tenham grandes entraves em quererem, pelo menos, espreitar como está a rede social que outrora já foi das mais famosas a nível mundial.

[caption]New MySpace[/caption]

O novo MySpace parece estar destinado a um determinado tipo de público: jovens e criativos. Aquando do processo de novo registo o utilizador é convidado a descrever-se através de algumas opções como "escritor", "compositor", "jornalista", "entertainer" ou "comediante".

O Star System, sistema em que as celebridades são quem dominam, parece ser o que mais caracteriza a plataforma. Mas existem outras opções além de cantores e músicas. O serviço está mais gráfico e as imagens têm agora um relevo muito maior. A interface renovada ao estilo "Metro" disponibiliza imagens que ocupam grandes áreas do ecrã.

[caption]New MySpace[/caption]

[caption]New MySpace[/caption]

A barra de pesquisas é uma das transformações mais notórias e que mais cativa o olho. Enquanto as letras garrafais definem o termo de pesquisa, os resultados começam a aparecer na segunda metade do ecrã.

[caption]New MySpace[/caption]

No final da página existe, constantemente, um leitor de música digital que vai tocando as bandas e os temas que o utilizador define numa playlist pessoal. Se não estiver com imaginação para escolher banda sonora, pode optar pela opção da rádio que está divida por estilos musicais.

[caption]New MySpace[/caption]

Será quase impossível o MySpace protagonizar o mesmo papel que teve na área do social networking há alguns anos. Mas este New MySpace tem uma vantagem sobre outras novas redes que vão surgindo: já tem milhões de utilizadores registados e tem muitos famosos prontos a serem "seguidos".

E numa altura em que serviços de música como o Spotify e o Pandora estão tão na moda, quem sabe se a renovada plataforma social consegue impor-se no "nicho" de mercado que é a música social.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico