A Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA na sigla em inglês) abraça todas as novas tecnologias. Seja com os Hololens da Microsoft, seja agora com os PlayStation VR da Sony.

De acordo com a publicação Road to VR, a agência espacial norte-americana tem usado uma demonstração técnica para treinar operadores de robot, para que o controlo dos humanoides possa ser feita à distância.

Mighty Morphenaut é o nome do ‘jogo’ que os elementos da NASA têm experimentado e mostra um cenário onde existem vários objetos com os quais é possível interagir. O utilizador assume a perspetiva ‘na primeira pessoa’ do robot e são replicados vários efeitos físicos reais, como a gravidade.

Há outro elemento em destaque na demonstração da Sony e que está relacionada com o tempo: imaginando que o operador está nos EUA e o robot na Estação Espacial Internacional, existe sempre uma diferença de tempo entre o comando dado e o comando executado. Para ter esta diferença em conta os programadores da Sony criaram um sistema de ‘movimentos fantasma’ que ajudam a perceber a diferença entre o movimento do operador e as ações do robot.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.