
Stan Love e Steve Bowen são os astronautas que protagonizam uma experiência montada para ajudar os cientistas da NASA a recriar o ambiente sem gravidade que será encontrado na missão, de forma a poder prepará-la num cenário tão real quanto possível.
Um dos principais objetivos da missão será fazer a recolha de uma amostra limpa de um esteróide, que permite estudar as suas diferentes camadas e obter informações como a idade do sistema solar ou a forma como foi formado.
Os instrumentos usados para fazer a recolha de rochas, onde se inclui o martelo, não são os mais adequados para usar no espaço e em ambientes sem gravidade. Um dos objetivos dos testes agora realizados é precisamente trabalhar em novos instrumentos.
Os astronautas envolvidos na missão têm no currículo nove missões espaciais, onde estiveram 62 horas sem gravidade. No passado dia 9 de maio mergulharam na piscina do Neutral Buoyancy Laboratory para recriar um cenário sem gravidade, como aquele que terão de enfrentar nos percurso feitos a pé durante a missão.
Usam a experiência para ajudar a identificar todas as necessidades que possam surgir durante uma missão com as características da que se prepara, afastada da Terra e do sistema solar.
Os testes que preparam a missão também incluem uma réplica da nave Orion, que transportará os astronautas, e do robot que permitirá fazer recolhas no local e trazê-la até uma órbita estável perto da Lua, explica a NASA.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários