O nome da nova sonda que a NASA pretende fazer chegar a Marte em agosto é Curiosity e para chegar à superfície do planeta vermelho terá de efetuar uma descida complicada que a NASA classificou já como "7 minutos de terror".

A Curiosity deverá percorrer a atmosfera de Marte em sete minutos e o problema do processo reside no facto de a informação enviada pelo dispositivo para a Terra demorar cerca de 14 minutos a chegar.

Para esses 7 minutos os engenheiros da NASA estabeleceram uma série de procedimentos para evitar desastres. Um dos primeiros passos desse procedimento é a ativação de um paraquedas que irá travar a velocidade de descida em cerca de 600 km por hora.

O passo seguinte passa por disparar rockets para reduzir ainda mais a velocidade vertical do aparelho, para que este possa aterrar.

A sonda está equipada com 17 câmaras e 10 sensores científicos e pesa cerca de 5 vezes mais que as sondas precedentes Spirit e Opportunity. Foi lançada para o espaço em novembro do ano passado e é o mais complexo e cientificamente poderoso robô construído para explorar a superfície de outro planeta. Custou cerca de 2 mil milhões de dólares e foi construída com o objetivo de estudar indícios de atividade orgânica e sinais de habitabilidade do planeta.

Veja o vídeo da NASA a explicar o momento da chegada.

embed>

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Tiago Valente

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.