mais um robot humanoide (quase) pronto a transformar-se em ajudante doméstico. Depois da revelação do Clone Alpha da Clone Robotics há dias, foi agora a vez da empresa norueguesa 1X Technologies AS apresentar o seu segundo humanoide, em versão melhorada face à primeira mas assumidamente, pela empresa, ainda com um caminho a percorrer até chegar à fórmula ideal. E a fórmula ideal pensada para o Neo Gamma é qualquer coisa entre o mordomo e o empregado de limpeza.

Nas imagens e vídeos que a tecnologia disponibilizou é possível ver algumas das funções que a empresa tem em mente e quer testar com esta versão melhorada do humanoide. A versão anterior foi apresentada em agosto e chama-se Neo Beta.

Nas imagens é possível ver o Neo a aspirar, servir bebidas ou endireitar quadros. A 1X reconhece que a versão atual do modelo ainda não está pronta para fazer tudo isso com a espontaneidade de um humano, e não é apenas porque o Neo enverga uma máscara preta e um fato de nylon ao estilo esgrima.

Ainda assim, a empresa acredita que os avanços mais recentes do modelo são um passo importante para começar a fazer testes em ambiente doméstico real. “Num futuro não muito distante, todos teremos o nosso próprio robô ajudante em casa”, acredita Bernt Børnich, CEO da 1X, citado pelo site The Robot Reporter. “Mas para que os robots humanoides se integrem verdadeiramente na vida quotidiana, têm de ser desenvolvidos em conjunto com os humanos e não isoladamente.”

O responsável da startup que entre os investidores tem a OpenAI, dona do ChatGPT, diz que é “a casa que vai fornecer o contexto do mundo real e a diversidade de dados necessários para que os humanoides cresçam em inteligência e autonomia” e aprendam as “nuances” da vida humana.