Intitulada de nexpaq, a capa terá oito entradas para conectar até 12 módulos que estarão disponíveis para compra em separado. Os módulos vão ser hot-swappable, ou seja, o utilizador não terá que desligar e ligar o telemóvel sempre que quiser fazer alterações na capa.

Por definição, a bateria extra já vem incluída fornecendo entre mais 30 a 60% de energia ao telemóvel. Mas também vão estar disponíveis os seguintes módulos: colunas, um flash LED, um leitor de cartões SD, um termómetro e sensor de humidade, uma pen USB de 32 ou 64GB, um sensor de qualidade de ar, um bafómetro para medir a quantidade de álcool no sangue, um laser, uma unidade de armazenamento de 64GB que se conecta diretamente com o smartphone e um módulo com botões de atalho programáveis.

A nexpaq será compatível com três smartphones - o iPhone 6, o Galaxy S6 Edge e o Galaxy S5 –, sendo os módulos compatíveis com os sistemas operativos Android e iOS. Os pequenos mosaicos amovíveis podem ser configurados através de uma aplicação móvel da nexpaq que funciona mesmo quando a capa não está ligada ao telemóvel - neste caso faz uso de ligação Bluetooth.

A capa custará cerca de 80 euros e inclui quatro módulos básicos (bateria, coluna, botões programáveis e o leitor de cartões SD). Os módulos podem ser comprados individualmente com o preço a ascender dos 12,50 euros, como é o caso do laser, aos 26 euros, para o USB de 32GB, por exemplo.

As datas de envio para o utilizador variam de acordo com o smartphone em causa: novembro de 2015 para iPhone 6 e janeiro de 2016 para o Galaxy.

Quando faltam 26 dias para o final da campanha de financiamento, a nexpaq que pedia 50 mil dólares para avançar com o projeto já reuniu mais de 88 mil dólares até à data de publicação deste artigo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico