A Google revelou ontem o seu primeiro tablet, um segredo mal guardado que já vinha a ser comentado há meses mas que não deixa por isso de abanar o mercado altamente concorrencial onde o principal concorrente é a Apple com o iPad, mas também a Microsoft, com o novo Surface.

O Nexus 7 desafia porém, de forma mais direta, o Kindle Fire da Amazon, sobretudo pela dimensão escolhida para o ecrã: 7 polegadas, contra as 10 polegadas do iPad e do Surface. Uma dimensão que também a Samsung já experimentou com o Galaxy Tab e o Galaxy Tab 2,



[caption][/caption]

Fabricado pela Asus, o Nexus 7 já pode ser encomendado online, embora as vendas estejam previstas apenas para meados de Julho, não estando Portugal na lista inicial de países que vão receber o dispositivo.

O preço pode ser um dos seus grandes argumentos, começando numa fasquia abaixo dos 200 dólares, o que mais uma vez o coloca na liga do Kindle Fire – vendido exactamente pelo mesmo valor - e não do iPad, que só pode ser adquirido por cerca de 400 dólares na versão mais básica.

A versão de 8 GB custa 199 dólares, provavelmente o mesmo valor em euros, mas está prevista também uma versão com 16 GB que custa 249 dólares.

O processador é um Tegra 3 quad core, ajudado por um processador gráfico e 1 GB de RAM, e a Google não apostou na conectividade 3G nem 4G, garantindo apenas uma ligação Wi-Fi e Bluetooth. E com apenas 7 polegadas de ecrã é natural que a Google tenha conseguido mostrar um tablet mais fino e leve que a concorrência, pesando apenas 340 gramas, e "aguentando" 9 horas sem recarregar a bateria.




[caption][/caption]

Mesmo assim o Nexus 7 tem espaço para uma porta micro-USB, uma câmara frontal de 1,2 megapixel, GPS e acelerómetro. Não foi prevista uma câmara traseira, ao contrário das opções assumidas pela concorrência.

Mas não é pelo ecrã ser mais pequeno que a Google deixou de fora a qualidade da imagem. O Nexus 7 suporta 1.280x800 pixels num ecrã HD em formato 16:9, que garantem imagens nítidas em fotos e vídeos, mas também na leitura de textos. O ecrã em Corning glass, resistente a riscos, ajuda a completar a componente da visualização e imagem.




[caption][/caption]

Funcionando como leitor de eBook mas também como consola de jogos, a Google tira partido das funcionalidades gráficas, do acelerómetro e do giroscópio do tablet, mas também da ligação à loja Google Play onde os clientes já podem encontrar mais de 600 mil aplicações e 4 milhões de livros em formato digital.



[caption][/caption]

O sistema operativo é o novo Android 4.1, Jelly Bean, também ontem apresentado pela Google, ao qual voltaremos em breve para mostrar mais detalhes.

Verifique ainda na tabela abaixo todas as características do Nexus 7 e veja o vídeo preparado pela Google com uma apresentação do tablet.




[caption][/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador