Chamam-se SPARQ Vapor Strobe Eyewear os novo óculos de visão estroboscópica que a Nike já está a comercializar, com o objetivo de permitir o treino e a melhoria da capacidade de reação da vista dos utilizadores - com os desportistas a surgir como o principal público-alvo.


Desenvolvidos em conjunto com a Universidade de Duke, da Carolina do Norte, os novos óculos fazem parte de um projeto da empresa norte-americana denominado SPARQ Sensory Performance (SSP), que utiliza um conjunto de tecnologias para potenciar a memória fotográfica das pessoas, ajudando-as a antecipar a direção de objetos e a sua trajetória.


Para o conseguir, os investigadores integraram um sistema de visão intermitente baseado na aplicação de fontes de luz com várias intensidades, de forma controlada.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A ideia é criar períodos muito curtos de falta de visão no utilizador, para que o cérebro tente antecipar as imagens que depois vai visualizar, melhorando desta forma o tempo de reação e a memória fotográfica de quem usa os SPARQ Vapor Strobe Eyewear.


Veja neste vídeo os testes aos SPARQ Vapor Strobe Eyewear:

"O treino sensorial está na base de como podemos criar atletas melhores" refere no comunicado oficial dos Vapor Strobe Eyewear o diretor do projeto, Paul Winsper, explicando que "com a tecnologia SSP podemos juntar o treino físico e sensorial. Esta filosofia de desempenho tem dado provas com alguns dos atletas, equipas e clubes de topo a nível mundial".


A utilização deste sistema prevê não só que os atletas usem os óculos especiais, como a SPARQ Sensory Station, que mais não é do que uma base interativa de trabalho com ecrã multitoque, personalizável.


Esta estação de trabalho inclui uma dezena de técnicas desportivas visuais e sensoriais, pré-carregadas, permitindo que os atletas sigam as metas definidas por essas mesmas técnicas. Além de poderem personalizar os dados relativos aos exercícios específicos, os utilizadores podem depois compará-los com os resultados de outros atletas dentro da mesma modalidade, para que possam definir novas metas de treino a atingir.


[caption]Nome da imagem[/caption]

"Após vários anos de testes incansáveis, descobrimos uma forma inovadora de ajudar a aumentar o desempenho dos atletas" afirma no mesmo comunicado Alan Reichow, Diretor de Pesquisa do Nike SPARQ Sensory Performance and Vision.


Ainda segundo a Nike, dois estudos da Duke University e da Southern Utah University sugerem que a utilização do sistema SSP com os óculos permitiu melhorias durante os treinos ao nível da capacidade dos atletas captarem sugestões de movimentos subtis, do tempo de movimentação e em relação ao processamento de informação visual.


Os óculos Nike SPARQ Vapor Strobes já estão a ser comercializados no mercado norte-americano por cerca de 300 dólares, enquanto as estações de treino são comercializadas diretamente pela empresa.

[caption]Nome da imagem[/caption]





Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico