Não é todos os dias que vemos uma empresa do sector automóvel a produzir acessórios para telemóveis, mas a Nissan garante que o artigo em causa é "especial", tirando partido da investigação feita em matéria revestimentos para carros.

Trata-se da "primeira capa para iPhone do mundo com a capacidade de se auto-regenerar", afirma a fabricante num comunicado que acompanhou a apresentação da novidade, esta semana.

[caption][/caption]

Segundo explica a marca, esta cobertura para smartphones da Apple tem a capacidade de eliminar automática e rapidamente eventuais riscos que venha a sofrer a sua superfície, graças a um acabamento final com uma tinta desenvolvida para os carros da marca.

"Quando danificada sob a forma de um risco fino, a sua estrutura química é capaz de reagir e voltar à sua forma original, preenchendo o vazio - 'curando' o arranhão", descreve a marca.

A Nissan Scratch Shield é compatível com o iPhone 4 e 4S e fabricada com recurso a plástico ABS - uma substância muito resistente e amplamente usada na indústria automóvel quando é necessário criar estruturas mais rígidas, robustas e justas, detalha a nota aos meios.

Tira também partido da tinta usada em alguns modelos de carros da Nissan desde 2005. Foi na sequência da investigação nesse campo, que a marca deu início a uma parceria com a Universidade de Tóquio e a japonesa Advanced Softmaterials, com vista à criação de uma capa para iPhone que tirasse partido da tecnologia.

[caption][/caption]

Por agora, o produto encontra-se apenas disponível sob a forma de protótipo, que foi distribuído a alguns jornalistas e utilizadores. Pode, no entanto, começar a ser comercializado mais para o final deste ano, se registar boa aceitação, adiantou a Nissan, sem avançar preços.

[caption][/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes