Contagiada, ou talvez não, pela tendência crescente de usar os gestos como forma de controle de dispositivos electrónicos, que está a dominar o mundo dos jogos, a Nokia está a desenvolver tecnologia que permite a sua aplicação no telemóvel.

O protótipo vai além do uso de acelerómetros internos, já presentes em modelos de várias marcas que garantem o início de determinadas funções através de "abanões", e que têm aplicações úteis nos jogos mas também algumas mais bizarras como fazer saltar pipocas no ecrã ou esvaziar uma caneca de cerveja virtual.

O "radar móvel" está a ser desenvolvido pela equipa de I&D da Nokia no Nokia Research Center e algumas das funcionalidades foram mostradas ontem no "Demo House 2010" que se realizou numa universidade local.

O controle do volume de som sem tocar no telemóvel, usando apenas gestos, funciona mesmo que o equipamento esteja tapado, e é uma das aplicações mais úteis, mas a tecnologia pode também ser utilizada para medir a distância, velocidade e direcção de um determinado objecto face ao telefone.

Entre as possibilidades da tecnologia contam-se também os sistemas de segurança aplicados ao telemóvel, com a detecção de movimento dentro de casa.

No vídeo produzido pela empresa, Jani Ollikainen, um dos investigadores, demonstra o controle de volume, enquanto os colegas Terhi Rautiainen e Risto Kaunisto medem a distância e a velocidade de uma pessoa a andar.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.