Depois dos rumores da semana passada a Nokia acaba de confirmar que vai lançar um netbook, entrando no mundo dos PCs depois de 25 anos centrada nos telemóveis. O Nokia Booklet 3G vai ter uma bateria de 12 horas de duração e sistema operativo Windows para além da obrigatória ligação 3G.

"Estamos no negócio de ligar pessoas e o Nokia Booklet 3G é uma evolução natural para nós", justifica Kai Oistamo, vice presidente executivo da Nokia para os equipamentos, sobre a opção da empresa de avançar com um computador portátil.

Mais pormenores sobre preço e data de comercialização só serão conhecidos a 2 de Setembro, durante o Nokia World, quando a empresa fizer o anúncio e demonstração do novo equipamento.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Para já sabe-se que o processador que vai equipar o Nokia Booklet 3G é um Atom da Intel, que a bateria irá ter uma duração de 12 horas e que o netbook pesa 1,25 Kg. As medidas reveladas apontam ainda para apenas 2 cm de espessura, e um ecrã de 10 polegadas.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Na conectividade a Nokia não foi poupada e pode contar com ligação 3,5 G, com HSPA, Wi-Fi e Bluetooth, para além de um módulo A-GPS.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A ligação aos serviços Ovi é "obrigatória", sendo referida várias vezes neste pré-anúncio da Nokia, quer nos mapas quer na sincronização com os smartphones da empresa, que vão garantir a interligação entre os dois mundos.

Veja ainda o vídeo promocional produzido pela empresa para o novo mini-notebook.

Fátima Caçador