A Nokia anunciou hoje a disponibilização do telemóvel N900 no mercado português. O telefone, apresentado em Agosto, já está à venda nas lojas nacionais e custa 599 euros, livre de operador.

A empresa adiantou ainda que o equipamento ficará também disponível através de todos os operadores móveis nacionais.

O dispositivo integra o novo software Maemo 5, baseado em Linux, e "proporciona uma experiência similar à da utilização de um PC", diz a empresa em comunicado.

Com o processador ARM Cortex-A8, 1GB de memória para aplicações e placa aceleradora gráfica OpenGL ES 2.0, o equipamento permite ter "dezenas de janelas e aplicações abertas e a correr simultaneamente", conseguindo "uma performance similar à de um PC multitarefa", garante a fabricante.

"O Nokia N900 mostra onde queremos chegar com o software Maemo. Vamos continuar a trabalhar com a comunidade de developers para melhorar este software, que conjuga as capacidades do computador, da Internet e do dispositivo móvel", afirma o Vice-presidente executivo para a área de Mercados, da Nokia, Anssi Vanjoki.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A ligação à Internet é feita através de 10/2 HSPA e WLAN e a navegação tira partido do browser Firefox e conta com suporte ao Adobe Flash 9.4. O ecrã táctil WVGA de alta resolução e o teclado QWERTY são outras das características destinadas a melhorar a navegabilidade.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Entre as outras funcionalidades conta-se, por exemplo, a possibilidade de personalização do ecrã inicial com atalhos para favoritos, widgets ou programas e a câmara fotográfica de 5 megapixéis com lentes Carl Zeiss.

A capacidade de armazenamento do aparelho é de 32GB, expansível até 48GB com cartões microSD.

[caption]Nome da imagem[/caption]