A Nokia prepara-se para fazer entrar no mercado nacional mais um smartphone com sistema operativo Symbian, apostando desta feita num equipamento de entrada de gama mas que a fabricante garante recusar-se a "comprometer a qualidade e o desempenho".

Com isto a empresa quer dizer que o novo Nokia 500 vai contar, por exemplo com o "processador mais rápido da Nokia até à data" (de 1GHz) e uma câmara de 5 megapixéis, mas também que assegura "uma boa experiência musical e de entretenimento" e que vem pré-carregado com mapas e navegação GPS "turn by turn".

[caption]Nokia 500 (menu principal)[/caption]

"Até agora, os smartphones mais acessíveis significavam uma baixa qualidade de hardware e uma experiência de utilizador fraca", afirma Ilari Nurmi, Vice-Presidente da Nokia., citado num comunicado à imprensa.

"Este é outro exemplo do compromisso da Nokia em inovar o portefólio de smartphones, e em como o Symbian pode continuar a ajudar-nos a abordar oportunidades de mercado nos próximos anos", defende o responsável.

O dispositivo com ecrã tátil capacitivo de 3,2 polegadas vem equipado com Symbian Anna, que promete um browser mais rápido e uma versão Mapas Ovi renovada, e ficará disponível no mercado português com um preço de venda ao público entre os 200 e os 250 euros, revelou a Nokia.

[caption]Nokia 500 (mapas Ovi)[/caption]

Com uma memória interna de 2 GB e entrada para cartões microSD até 32 GB, não pesa mais de 93 gramas e conta com uma bateria com autonomia para 7 horas de conversação e 500 horas em standby. A reprodução de música é assegurada por 35 horas e a de vídeos durante 5h30.

O equipamento chegará às lojas nacionais a partir do último trimestre deste ano, na sua versão em branco, sendo comercializado com duas capas traseiras amovíveis de cores diferentes.

[caption]Nokia 500 (branco)[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico