A Sony prepara-se para fazer chegar ao mercado nacional, em finais de junho, a sua primeira máquina digital compacta com uma resolução de 20.2 megapixéis efetivos, que também capta filmes Full HD - um equipamento que vale a pena ficar a conhecer, tanto pelas características técnicas como pelo design compacto e retilíneo (a fazer lembrar as Leica).

O modelo em questão chama-se RX100 e vem integrar a família Cyber-shot, mas vem equipada com um sensor de imagem com uma área quatro vezes superior ao habitualmente integrado em equipamentos deste segmento: o Exmor CMOS tipo 1.0, com 13,2 x 8,8 milímetros.

A somar ao sensor (e ao processador BIONZ), conta com trunfos como as lentes Carl Zeiss Vario-Sonnar T com um zoom ótico de 3,6 e uma abertura máxima F1.8, que permite a entrada de mais luz para complementar o desempenho mesmo em ambientes mais escuros, garante a fabricante.

Interessante para os adeptos da fotografia manual será ainda o anel (ou "roda") de controlo na lente, que assegura "ajustes suaves de exposição e zoom", sem necessidade de recurso ao menu da câmara.

[caption][/caption]

A tentativa de aproximação à experiência proporcionada por câmaras como as DSLR sente-se também na possibilidade de todos os controlos serem colocados em "modo manual", bem como a focagem.

Quem preferir o recurso ao autofoco, pode contar com a "alta velocidade" do mesmo, que "permite fixar o objeto a fotografar em menos de 0,13 segundos", diz a Sony. Já a velocidade de disparo da câmara vai até aos 10 frames por segundo e a sensibilidade do IS O até 25600.

[caption][/caption]

O corpo é compacto e construído em alumínio, de linhas retas e disponível apenas em preto. Pesa 240 gramas com a bateria, que é suficiente para 330 fotografias ou 80 minutos de captação de vídeo AVCHD.

A câmara vem ainda equipada com um ecrã LCD de 3 polegadas e com os habituais filtros e funcionalidades para partilha de imagens, estimando-se que chegue ao mercado a um preço recomendado de 650 euros.

[caption][/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.