Bernardo já é repetente no festival organizado pela Peugeot e a DJI e o seu vídeo foi escolhido este ano entre mais de 800 participantes de mais de 30 países diferentes que submeteram as suas criações a este festival que destaca imagens captadas com a ajuda de drones, mas também usando gimbals e outras tecnologias. À fase final do Peugeot Drone Film Festival chegaram 12 concorrentes, que este fim de semana estiveram reunidos em Frankfourt para a gala de entrega de prémios.

Os filmes tinham todos uma perspetiva aérea diferenciadora e foram enquadrados em diversas categorias, desde desporto, paisagem, experimental e story telling, sendo que as primeiras exigiam que mais de 50% das imagens fossem captadas com drones enquanto na categoria Story Telling esse valor baixava para 30%. A qualidade de imagem, a realização e edição e a narrativa foram elementos essenciais para a escolha dos finalistas, e um júri reuniu na tarde de sábado para escolher o melhor vídeo, distinguindo o trabalho de Bernardo Bacalhau, que com Ricardo Nascimento filmou o atleta de BMX, Matthias Dandois, em vários cenários de Lisboa onde a calçada portuguesa assume papel relevante

Barbara Stelzner, directora de marketing & corporate communication da DJI Europe, destacou a combinação de imagens aéreas dos vários padrões da calçada portuguesa com as acrobacias de Matthias Dandois, e ainda a utilização do fado como música de fundo. “É quase uma dança com a bicicleta, acompanhada pela música, e a forma espetacular como Bernardo trata as luzes e as sombras”, afirmou durante a cerimónia de entrega de prémios.

Red Bull - Calçada Portuguesa (Director's Cut) from Bernardo Bacalhau on Vimeo.

O filme Calçada Portuguesa já foi publicado há dois anos e neste tempo Bernardo Bacalhau já investiu em novas produções, mantendo também um vlog e canal de YouTube onde começou por documentar a sua experiência de estudar e viver na Índia, que quase acabou em tragédia depois de ter sido diagnosticado com Hepatite E. Agora de regresso a Portugal está a reavivar o canal e já tem mais de 50 mil seguidores, mas quer continuar a desenvolver esta área.

O prémio de 5 mil euros, a que se somam 2.500 euros em equipamento DJI, e o acesso a dois PEUGEOT Traveler MPVs durante seis semanas como apoio à sua próxima produção, são um incentivo adicional. “Tenho muitas ideias”, afirmou Bernardo Bacalhau durante a cerimónia de entrega de prémios, convidando todos a seguirem o seu canal e acompanharem as próximas produções.

Bernardo Bacalhau prémio DJI
Bernardo Bacalhau prémio DJI Peugeot Drone Film Festival 2019

Das ruas da Colômbia à Gronelândia

Entre os 12 finalistas a diversidade era muita, mas também há traços comuns. Para muitos dos participantes a produção de vídeo é um passatempo, e a oportunidade de usarem drones em viagens de férias ou em deslocações a países e regiões de paisagens espetaculares foi a motivação necessária para entrarem no concurso. Brasil, Colômbia e África do Sul foram documentados com imagens que parte de cima para chegar ao pormenor dos rostos das pessoas, dos hábitos do animais e da vivência de rua em cidades até mais próximas, como Paris.

Há ainda propósitos de defesa da sustentabilidade e proteção da natureza que foram devidamente explicados pelos participantes, especialmente no filme “I am fragile” de Florian Ledoux, sobre a vida das espécies do Ártico.

Outros dos finalistas documentam laços de cumplicidade, como Paws & Wheels, de Susanna Kosa, que filmou a relação entre Balu, um cão, e o seu dono, que acompanha durante as aventuras radicais em bicicleta, ou o Cardboard Cadet, uma produção conjunta entre Chris Castor, dos EUA, e o seu filho que sonha voar num avião feito de papel.

Esta já é a terceira edição do Peugeot Drone Film Festival e a adesão tem vindo a crescer em número de filmes submetidos mas também no interesse do público que soma este ano mais de 750 mil visualizações no site do parceiro alemão, a revista Focus, onde os visitantes escolheram também o seu preferido, que recebeu um prémio da Jumeirah Hotels para visitar vários hotéis no Dubai e Emirados Árabes Unidos.

Nota da Redação: o SAPO TEK deslocou-se ao festival, em Frankfourt, a convite da DJI.