Um mês após apresentar o Seadragon, uma ferramenta processamento e gestão de imagens de alta resolução para o iPhone, a Microsoft lançou agora na CES o TagReader, ou Microsoft Tag.

A aplicação destina-se a smartphones, incluindo iPhone, e tem como função permitir o acesso imediato a conteúdos móveis, vídeos, música, informações de contactos, mapas, redes sociais, promoções, entre outros artigos a partir de uma imagem.

A tecnologia que permite a identificação dos códigos vai além dos tradicionais códigos QR. A Microsoft colocou neste sistema uma nova tecnologia - High Capacity Color Barcodes (HCCBs) - misturando cor e formas geométricas que não o quadrado aos códigos.

Na prática, o Microsoft Tags permite que empresas e utilizadores construam códigos - ao género de códigos de barras ou de gráficos - que possam ser identificáveis em qualquer ambiente. Assim que o código (Tag) for captado pela câmara do smartphone e identificado o utilizador é reencaminhado para o site associado à imagem sem ser necessário efectuar qualquer busca no browser do equipamento.

Como tal, se o utilizador fotografar um código associado à marca de pizza que costuma encomendar, o programa encaminha-o directamente para o site de encomendas, se encontrar uma fotografia da sua banda favorita com um código anexado, o sistema leva-o a ouvir as músicas desses artistas ou se quiser ver o trailer de um filme antes de o comprar, aponta a câmara para o código fornecido na caixa e é encaminhado ao site onde o conteúdo esta disponível.

Para perceber melhor o conceito, o TeK deixa-lhe aqui o vídeo que demonstra a aplicação.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.