A Canon revelou as suas primeiras câmaras mirrorless APS-C do sistema EOS R: os modelos EOS R7 e a EOS R10. Estes modelos baseiam-se no sistema EOS R, baseados no sistema Advanced Photo System Type-C, sendo ideais para os entusiastas de fotografia que também façam conteúdos de vídeo. Os modelos foram desenhados para serem compactas, com menores dimensões, mas manter o desempenho característico da gama. A EOS R7 pesa 612 gramas e a EOS R10 pesa 429 gramas.

A EOS R7 pode ser usada por fotógrafos de vida selvagem e desporto, que necessitem de um alcance adicional do APS-C, assim como a velocidade da focagem automática. Já a EOS R10 pretende ser multifuncional e igualmente poderosa, direcionada a criadores de conteúdo lifestyle e os fotógrafos que necessitem de carregar sempre a câmara.

Veja na galeria imagens da Canon EOS R10:

Os dois modelos gravam vídeos com uma resolução 4K a 60 FPS, amostrados de resoluções 7K (para a EOS R7) e 6K (na EOS R10). As duas câmaras conseguem gravar para além de 30 minutos os clipes individuais, e até 60 minutos em 4K a 60 FPS. Os modelos suportam a gravação de filmes HDR PQ (YCbCr 4:2:2 de 10 bits BT.2020).

A Canon diz que os criadores podem agilizar os seus processos graças à conetividade melhorada dos modelos. O visor eletrónico de 2.36m de pontos e assistente de visualização OVF é possível mudar para mirrorless, mantendo uma experiência no visor familiar. Os seus mostradores são personalizáveis e tem um ecrã LCD de ângulo variável. A EOS R7 tem uma ampliação de 1.15X do seu visor, numa maior imersão no disparo e reprodução das imagens. A EOS R10 é referida como ideal para espaços interiores e mal iluminados graças ao seu flash integrado.

Os modelos oferecem sistema de Dual Pixel RAW, juntamente com os modos HEIF, Compact RAW e HDR, para oferecer mais liberdade no trabalho de pós-produção, além de permitirem uma melhor reprodução dos tons de cena. Também as fotografias em formato jpegs integrados terão melhor aspeto, graças ao Digital Lens Optimizer.

Veja na galeria imagens da Canon EOS R7

As câmaras são acompanhadas por novas objetivas RF-S 18-45mm F4.5-6.3 IS STM para uso quotidiano; e a RF-S 18-150mm F3.5-6.3 IS STM para quem precisa de maior ampliação.

Nas características que distinguem os dois modelos, a EOS R10 tem um sensor APS-C de 24,2 MP, ao passo que a EOS R7 tem um de 32,5 MP. Ambas têm um obturador mecânico contínuo de 15 FPS, mas a EOS R10 tem um sistema eletrónico de 23 FPS e a EOS R7 de 30 FPS.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.