O 3D vai revolucionar a fotografia como a conhecemos? A pergunta deu forma à primeira exposição fotográfica em 3D, sem obrigar a uso de óculos especiais para visualizar as imagens captadas por cinco fotógrafos profissionais, desafiados pela Nintendo para trocarem as câmaras de topo de gama que habitualmente usam por uma consola Nintendo 3DS.

O resultado da experiência de quase um mês está agora exposto no MUDE – Museu de Design e da Moda, em Lisboa, com a ajuda de 25 consolas Nintendo 3DS e consegue surpreender sobretudo quem já usou o gadget da Nintendo para fotografar e sente que os resultados obtidos ficam muito longe das imagens agora expostas.

A razão é explicada pelos cinco fotógrafos convidados para esta experiência. “ Uma imagem que resulta em 2D pode não resultar em 3D e o contrário também acontece”, explica José Carlos Carvalho, actualmente fotógrafo da Revista Visão.

[caption] José Carlos Carvalho[/caption] Num debate que se seguiu à inauguração da exposição apontou outras “dificuldades”, como a colocação da máquina, muito diferente das câmaras tradicionais, elogiando porém a multifuncionalidade e considerando que a solução até pode ser ideal para fazer algumas fotografias de família, o tema que lhe calhou.

A par de elogios à nova forma de “ver” a fotografia, os fotógrafos convidados foram assinalando as diferenças em relação à sua realidade normal, como a necessidade de aproximar muito a máquina do objecto a fotografar – já que não há as teleobjectivas, a velocidade de disparo inferior à das máquinas profissionais e a necessidade de “entrar” no 3D.

Também para quem visita a Exposição a proximidade da imagem é um factor fundamental, até porque esta está "limitada" ao pequeno ecrã da consola, e resguardada dentro de um pilar para a visão não ser afectada pela luminosidade externa.

[caption]imagem exposição[/caption]

Abaixo ficam alguns exemplos (em 2D) das fotografias que pode ver no MUDE até 10 de Julho, com entrada gratuita.


Familia - por José Carlos Carvalho



[caption]Família[/caption]

Moda - por Mário Príncipe



[caption][/caption]

Desporto - por Miguel Barreira



[caption]desporto[/caption]

Natureza - por António Luís de Campos



[caption]natureza[/caption]

Fotojornalismo - por Rodrigo Cabrita



[caption][/caption]

No Catálogo da Exposição a Nintendo deixa ainda 10 dicas sobre como os utilizadores das consolas podem tirar melhor partido da fotografia 3D. Até porque quem visita a exposição ficará com curiosidade sobre se consegue reproduzir as pequenas obras de arte…

A saber:

  1. Nem demasiado perto, nem demasiado afastado - a foto sairá desfocada ou com dupla imagem e isso fará com que se perca o efeito 3D.
  2. Procure diferentes planos - Desta maneira aumentará a sensação de profundidade. Por exemplo: uma pessoa em primeiro plano, uma árvore mais alta atrás e uma casa ao fundo.
  3. Escolha objectos estáticos - e mantenha firme a Nintendo 3DS para evitar que a foto saia tremida ou que se capturem duas imagens distintas com as câmaras estereoscópicas.
  4. O mundo é cor - A intensidade cromática aumenta o efeito 3D e a falta de cor favorece o efeito contrário, dando a sensação de uma imagem plana e esmagada.
  5. Misture luzes e sombras - Lembre-se que em ambientes pouco iluminados as fotos perdem quealidade e que a luminosidade cria matizes que adicionam profundidade.
  6. Explore novos pontos de vista e tire fotos de diferentes ângulos - Diagonais aumentam a perspectiva da imagem potenciando o efeito 3D.
  7. Temporizador - Para autoretratos utilize o dispositivo temporizador que permite disparar automaticamente. Desta forma pode posar em primeiro plano diante de uma paisagem, por exemplo, e tirar partido do efeito tridimensional.
  8. Personalize as suas fotos - através das aplicações da consola que lhe permitem modificar e decorar. Muitos dos efeitos servem para ser utilizados como primeiros planos e assim poderem medir a profundidade entre diferentes elementos que os compõem.
  9. Opções - Pode modificar a sensibilidade, definição, contraste, brilho, tirar fotos a preto e branco, sépia, negativo e inclusive posterizar as imagens.
  10. Seja criativo e experimente com diversos objectos. Por exemplo o vidro e a água favorecem o efeito tridimensional se os usar como se fossem uma lente em primeiro plano.

    Nota da Redacção: A notícia foi actualizada com mais informação e fotografias.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.