
Quando surgiu a primeira imagem em alta definição de Plutão, a melhor até à data, muitos ficaram surpreendidos pela mancha na parte inferior do planeta que se assemelha ao símbolo do coração. Mas uma nova fotografia divulgada pela NASA revela que essa zona é composta por montanhas geladas.
[caption][/caption]
O agrupamento de elevações terá uma altura máxima que rondará os 1.800 metros, mais pequeno que outro conjunto de montanhas já detetado no planeta anão. As novas descobertas voltam a apontar que a superfície de Plutão que está a ser analisada é recente, calculando-se que tenha cerca de 100 mil anos de existência.
Além do astro principal em si, a sonda New Horizons continua a enviar imagens dos satélites naturais de Plutão. As duas luas, Nix e Hydra, assemelham-se mais a dois asteroides do que a outras luas “típicas” dos planetas do Sistema Solar, como Europa e Calisto, de Júpiter.
[caption][/caption]
Mas a fotografia completa da “família” Plutão só deverá ser conseguida em outubro, quando os investigadores da NASA receberem as imagens relativas às outras duas luas do planeta anão: Cérbero e Estige.
Nota de redação: corrigido o nome de uma das luas de Plutão por indicação de um leitor
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários