O que é que um avião de papel, um sistema de streaming de video e a realidade virtual têm em comum? Aparentemente nada, exceto se estivermos a falar do projeto Powerup FPV: um sistema de entretenimento que coloca o utilizador a voar na perspetiva de um avião de papel.

O segredo está numa estrutura que permite colocar uma câmara Wi-Fi em qualquer avião de papel feito com uma cartolina. Essa câmara transmite depois vídeo em direto para o smartphone do utilizador.

Por sua vez, os conteúdos são reproduzidos em modelo de realidade virtual - imagens lado a lado. Daí serem necessários uns óculos de cartão como o Google Cardboard para poder ter acesso a toda a experiência. O objetivo é que tudo seja o mais imersivo possível, transformando por completo o ato de lançar um avião de papel.


Mas caso apenas prefira conduzir o avião de papel pode sempre usar o smartphone como comando remoto. A comunicação entre os dois dispositivos pode ser feita até 90 metros de distância, algo que só é possível com a ajuda da tecnologia ‘emprestada’ pela fabricante de drones Parrot.

O Powerup FVP está a ser promovido no Kickstarter e já conseguiu reunir mais de 230 mil dólares. Shai Goitein é o homem que está por trás do conceito, depois de já ter concretizado uma outra campanha de crowdfunding que transformava um avião de papel num drone telecomandado: o Powerup 3.0.