Imagine transformar o vidro de uma janela, os azulejos da cozinha ou da casa de banho, um painel de aço inoxidável ou mesmo uma caneca de cerveja num acumulador de energia, pronto a alimentar qualquer dispositivo portátil. Foi o que um grupo de cientistas da Rice University em Houston, EUA e da Universidade Católica de Louvain, na Bélgica, conseguiram fazer, usando um novo spray aerossol, que permite tornar qualquer objeto numa bateria.

De acordo com o artigo publicado na revista Scientific American, o novo spray tem o potencial de alterar a forma de produção de baterias, eliminando as restrições ao nível das superfícies usadas para armazenar energia.

“Descobrimos que o foco do desenvolvimento e pesquisa na área das baterias está a mudar para novas formas de as integrar noutros objetos” referiu Neelam Singh, membro do grupo que desenvolveu a bateria em spray.

Em termos básicos, o funcionamento da nova bateria em spray está baseado em cinco camadas, tal como as baterias de iões de lítio: um coletor de corrente positiva; um cátodo que atrai iões carregados positivamente; um condutor de iões que funciona como separador; um ânodo para atrair iões negativos; e um coletor de corrente negativa.

Segundo Neelam Singh, o maior desafio para desenvolver este spray foi encontrar uma forma de misturar todos os materiais condutores com vários polímeros, de modo a criar uma tinta que pudesse ser aplicada como um spray em qualquer superfície.

Para que este desenvolvimento se possa tornar num produto comercializável, falta agora que o grupo de investigadores consiga estabilizar algumas das camadas em contacto com o oxigénio – para já, a tinta poderá explodir.

A porta-voz do grupo de investigadores refere ainda que estão a trabalhar não só na estabilização de todos os materiais usados, mas também com outros grupos de investigadores que desenvolvem tintas semelhantes para aplicar em painéis solares. A ideia, refere Singh, é chegar a um ponto em que uma habitação possa ser um dispositivo de captura e armazenamento de energia.

Veja abaixo o vídeo com a explicação do processo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.