A Sony apresentou hoje a nova série de computadores portáteis ultra-finos de alto desempenho Vaio Z. O equipamento construído em fibra de carbono leve conta com um ecrã anti-reflexo 16:9 de 13,1 polegadas, com uma resolução de 1600x900 e não pesa mais de 1,18 quilogramas.
Os cerca de 1,7 centímetros de espessura albergam um processador Intel Core i7-260M - cuja velocidade relógio de 2.70GHz pode chegar aos 3.40GHz com o Turbo Boost - e uma memória SDRAM de 8GB, bem como uma drive SSD Flash de 256 GB, que substitui o disco.
[caption][/caption]
A placa gráfica incluída é a Intel HD Graphics 3000, mas eventuais limitações decorrentes da mesma podem ser supridas por um acessório que está a atrair sobre si as atenções de curiosos e meios especializados: a Power Media Dock.
Esta pequena torre vem auxiliar o processamento gráfico do computador em momentos de necessidade, integrando uma placa gráfica AMD Radeon HD 6650M, com 1 GB de memória dedicada.
Esta base oferece também suporte para monitor de vídeo, drive óptica e ligações adicionais com saída HDMI. Com a base, o Vaio consegue disponibilizar até quatro monitores (incluindo o ecrã do portátil), através de portas HDMI ou VGA.
[caption][/caption]
A conectividade é feita com recurso à nova arquitectura de transmissão de dados da Intel, a Light Peak - também conhecida como Thunderbolt, designação usada quando integrada em produtos Apple. De acordo com a fabricante de semicondutores, a nova tecnologia possibilita a transmissão de dados e imagens HD a uma velocidade de 10 Gbps.
Entre os acessórios para os novos computadores existe também um destinado a aumentar a prestação ao nível da bateria. Aquilo que a Sony designa como uma "bateria smart opcional", pode ser carregada separadamente, sem necessidade de remover a bateria interna e duplica as sete horas de autonomia desta, para um total de 14 horas de utilização ininterrupta.
[caption][/caption]
As características do Vaio Z incluem ainda apontamentos como o teclado retro-iluminado, um touchpad com menos botões e câmara HD suportada pela tecnologia Exmor.
[caption][/caption]
Alguns modelos vêm com ligação 3G WWAN integrada, para ligação simplificada à Internet através do operador móvel usado pelo utilizador no seu telefone.
Os equipamentos, que foram apresentados primeiro para o mercado europeu, têm chegada agendada para Agosto, mas ainda não foram divulgados preços.
[caption][/caption]
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Gaia da ESA termina com chave de ouro e um mapa estelar deslumbrante -
App do dia
Está na hora de repensar como capta o mundo. A Zerocam dá uma ajuda -
Site do dia
Como podem as políticas europeias proteger a privacidade dos cidadãos? -
How to TEK
Como configurar as definições SOS de emergência no iPhone
Comentários