Apesar da viragem do ano, as images astronómicas da NASA mantiveram o padrão de qualidade. Em janeiro avistaram-se fenómenos raros que o SAPO TEK nunca teve a oportunidade de lhe trazer em edições anteriores, como foi o caso do anel solar registado na Suécia, na região de Vemdalen.

1 de janeiro de 2017

Créditos: Håkan Hammar

Nos dias seguintes, foram as nebulosas que dominaram. De 1 a 31 de janeiro, foram capturadas várias imagens destes fenómenos cósmicos, com a Helix, da constelação Aquarius, a roubar para si a maioria das atenções.

Algumas semanas mais tarde, a Astronomy Picture of the Day celebrou mais um lançamento de um foguetão Falcon 9 com uma tripla exposição de John Kraus, que nos permite visualizar os trajetos de descolagem e aterragem.

Cometas, fenómenos lunares e galáxias completam a galeria do primeiro mês do ano, que tem ainda um lugar especial reservado para uma selfie marciana tirada pelo Curiosity Rover.

28 de janeiro de 2018

Créditos: Jean-Luc Dauvergne (Ciel et Espace); Valère Leroy & Sophie Huet (Space-Music)

As imagens destacadas a 22 de janeiro, que consistem numa experiência imersiva ao centro da Via Láctea, podem ser vistas através deste link.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.