Depois das queixas do ano passado no que diz respeito às poucas novidades e mudanças que os fãs não apreciaram, a Electronic Arts fez uma abordagem inversa, pediu ajuda à comunidade para moldar a nova versão de FC 26, que durante os próximos dias fica disponível para escrutínio dos jogadores e atletas profissionais de eSports

Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt

Uma das novidades desta versão é o sistema Manager Live Challenges, onde a EA espera oferecer novas narrativas à nova temporada. Isto sem descurar dos números, uma vez que a sua base de dados de jogadores e clubes oficiais continua a aumentar. Em FC 26 estão disponíveis mais de 20 mil jogadores entre mais de 750 clubes e seleções nacionais. São mais de 120 estádios devidamente identificados e 35 ligas de futebol profissionais. 

Veja na galeria imagens de FC 26

Para mergulhar nesta nova versão, a EA Sports diz que mexeu nas mecânicas fundamentais da jogabilidade, com um foco naquilo que mais interessa, os movimentos dos jogadores e os dribles da bola, tornando os jogadores mais ágeis e com maior resposta, tenham eles a bola ou não. Os guarda-redes prometem ser mais consistentes e inteligentes a defender e nas partidas que fizemos isso parece bem patente. Os passes, centros e remates foram também revistos, permitindo executar jogadas mais intuitivas. Mesmo a nível dos defesas, estes parecem mais seguros, comprometidos a cometer menos erros de devolver a bola aos adversários. 

A consistência da jogabilidade teve como objetivo pela equipa de produção de cruzar competitividade com autenticidade, mas sem não esquecer a diversão do próprio jogo. O formato competitivo pré-definido foi criado para os modos online, tais como o FUT e Clubs. Neste modo vão ser desligados alguns sistemas de ajuda, tais como cortes automáticos, aumento de velocidade, mas uma redução no sucesso dos cruzamentos. Por outro lado, o modo de autenticidade permite um posicionamento mais inteligente dos defesas, a marcação de cantos foi afinada para uma taxa de sucesso de tentos semelhante à vida real. 

A EA Sports também alterou o modo de Carreira do Treinador, com base no pedido dos fãs. Foram pedidos novos modos e desafios e a equipa de produção respondeu com o Manager Live, um conteúdo sempre online, que permite misturar experiências que se desenvolvem numa base semanal e mensal. Os jogadores vão ter de ultrapassar desafios inspirados na vida real, mas também cenários ficcionais. 

O novo sistema de Archetypes funciona como uma nova forma de progresso na carreira que substitui o sistema Player Growth. Vai poder desbloquear e desenvolver 13 arquétipos diferentes, inspirados por uma glória histórica do futebol. Basicamente os jogadores selecionam o seu arquétipo e desenvolver as suas habilidades ao longo da temporada, amealhando experiência para gastar em atributos, desbloqueando habilidades especiais únicas, conferindo uma identidade distinta no campo. 

Veja o vídeo

O Futebol Ultimate Team continua a ser a joia da coroa das competições em FC 26. O sistema também evoluiu nesta edição, com novas formas de competir nos eventos ao vivo. Os torneios regressam com sistemas de eliminatórias e o novo modo Gauntlets, com novos desafios para o Rivals e Champions com melhorias. A EA diz que houve melhorias nas recompensas das partidas FUT, premiando os jogadores com a vitória quando o adversário abandona a partida ou se desliga durante um empate, em certas condições.  

Com uma quantidade de licenças assinalável e diversas melhorias do jogo, a EA Sports coloca as fichas na mesa para (re)conquistar os fãs. Até porque já existe uma nova alternativa no mercado que continua a evoluir, o gratuito UFL, apadrinhado por Cristiano Ronaldo. A competição espicaça os estúdios a entregarem melhores títulos e FC 26 promete uma evolução em relação ao ano passado.