Juntar no mesmo palco um astronauta e o fundador da Moon Express foi ou não uma boa ideia? A conferência teve espaço no palco central do Web Summit e mostrou o seu potencial para fazer “títulos giros”, sobretudo pelas afirmações sempre polémicas de Naveen Jain, mas bastava ver a cara de Mike Massimo, ex-astronauta da NASA e professor da Universidade de Columbia para perceber algum desconforto.

Nas palavras de Naveen Jain em 10 anos vamos ter escritórios na Lua, em Marte e em Saturno, e vamos encontrar vida inteligente, mas vamos poder decidir se passamos o fim de semana na Lua porque ir a Marte demora mais tempo. O fundador da empresa que quer em 2017 fazer uma das primeiras missões privadas à Lua explica que “isto é um negócio” e justifica que há muitos metais raros a explorar no satélite natural da Terra, e que daqui a uns anos em vez de diamantes os anéis de noivado podem ter pedras da Lua, que serão mais raras e preciosas.

“Quando alguém mostrar que se pode ir à Lua todos vão querer ir […] Vamos ser o iPhone da Lua”. Mas há mais possibilidade para todos ganharem dinheiro. “Não sabemos qual vai ser o Pokémon da Lua, mas um de vocês vai criar isso”, lembrou.

“Estamos todos a viver numa “estação espacial” e se formos atingidos por um asteroide acaba tudo […] e podem perguntar aos dinossauros que vão contar que não é nada divertido”, justifica, defendendo que temos de criar colónias na Lua e fazer dela uma segunda casa para os humanos.

Num tom mais moderado, mas ainda assim entusiasmado, Mike Massimo defende que estamos numa era dourada da exploração espacial, e que o potencial é grande para entusiasmar os jovens e startups a explorar os benefícios que provêm da exploração do Espaço.

E quando é que as pessoas “normais” vão poder ir ao Espaço? Mike Massimo diz que se considera normal e já foi ao Espaço, mas que quer voltar. “Há muitas empresas a desenvolver soluções para viagens espaciais, e 3 empreendedores de sucesso noutras áreas de negócio estão a colocar esforço nisso”, lembrou, defendendo que já não deve demorar muito tempo até que as viagens espaciais se tornem realidade, mas que espera que se torne mais barato para poder ser mais acessível. 

Recorde-se que já foi aprovada a possibilidade de exploração de viagens espaciais por empresas privadas e que há várias empresas a desenvolver estes projetos, entre as quais a SpaceX e a Moon Express.

Acompanhe todas as notícias do Web Summit com o TeK e veja o Diário de Bordo que está a ser construído pela equipa com as imagens captadas na conferência.