O YouTube sofreu uma alteração recente que tornou a plataforma compatível com vídeos em 360º. Quer isto dizer que são vídeos interativos, no qual o utilizador pode escolher várias perspetivas de visualização, não ficando obrigado a ficar com o plano escolhido pelo realizador.
Este é um efeito do interesse crescente que tem surgido em torno da realidade virtual. Até o Facebook está convencido de que os utilizadores em breve vão querer experiências mais imersivas do que simplesmente ver fotografias e vídeos no formato tradicional.
E o primeiro vídeo musical que tira partido desta nova tecnologia da plataforma da Google está disponível. Chama-se Noa Neal 'Graffiti' 4K 360° Music Video Clip.
Ainda que esteja seja um vídeo de música, a iniciativa partiu da Intel, como a tecnológica explica no seu blogue. E o resultado final, que pode ver já a seguir, foi conseguido com recurso a um computador equipado com um chip Intel Core i7 e gráfica Iris, seis GoPro em modo de gravação UltraHD e com a ajuda do software Kolor Autopano Video Pro.
Os vídeos para serem vistos no computador exigem uma navegação com a ajuda do rato, ao estilo do que acontece já no Google Street View. Mas é nos dispositivos móveis que os utilizadores poderão tirar partido da melhor experiência, sobretudo num tablet com um ecrã de alta resolução.
Se por acaso tiver o Google Cardboard ou os Oculus Rift, por exemplo, pode também encontrar na publicação da Intel os ficheiros em Full HD e Ultra HD para download.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
SMART Play: LEGO quer dar mais vida às construções com blocos “inteligentes” -
App do dia
Bloop: a plataforma portuguesa que junta compras e redes sociais num só lugar -
Site do dia
Tenha acesso a todos os assistentes de IA num só local com o ChatLLM Teams -
How to TEK
Como tirar partido do Wi-Fi 7 no Windows 11 para acelerar a ligação à Internet?
Comentários