Recentemente a Adobe introduziu uma ferramenta de inteligência artificial na sua aplicação de edição de imagem Photoshop chamada Generative Fill. Sempre que se seleciona uma área com o lasso ou outra ferramenta de seleção é possível apagar e deixar em branco esse espaço. Mas com a Generative Fill é a ferramenta que “manda” nesse espaço, preenchendo-o com objetos que façam sentido na imagem.
O certo é que muitos utilizadores já começaram a fazer as suas experiências com as ferramentas, como é o caso do artista de multimédia russo, conhecido no Twitter como Dobrokotov, que partilhou imagens geradas que expandem a arte de capas de álbuns icónicos de bandas e artistas de música, inspirando outros utilizadores a criar mais imagens. Basicamente as capas são inseridas no centro de uma prancha em branco, sendo pedido ao Generative Fill que preencha esses espaços.
Veja na galeria as imagens dos álbuns "expandidas" por IA
Conhecido como “Outpainting”, que tinha sido já utilizado no sistema DALL-E 2 da OpenAI, a nova tecnologia da Adobe assenta no seu modelo conhecido como Firefly, treinado com milhões de trabalhos artísticos do seu próprio catálogo de fotografias. O que o Firefly é dar continuações plausíveis da imagem original, guiado por prompts a descrever os cenários, explica a Ars Technica.
Os resultados são altamente credíveis e criativos, como por exemplo, a capa do álbum Abbey Road dos Beatles, onde se vê a mítica passadeira expandida, com um submarino amarelo estacionado fora do centro (numa alusão a outro famoso álbum da banda Yellow Submarine), mas depois um contexto mais surreal de fundo com inspiração espacial.
A capa do álbum Black Holes & Revelations dos Muse expande a imagem pelo solo vermelho de Marte, não faltando um marciano em primeiro plano. Ou o famoso algum Master of Puppets dos Metallica, em que a imagem das cruzes no cemitério é, afinal, uma parte de um bolo de aniversário.
É possível experimentar a ferramenta da Adobe, caso tenha uma conta ativa na Creative Cloud e fazer o download da beta da ferramenta Generative Fill.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários