Muita da vida social de 900 milhões de utilizadores do Facebook passa atualmente pela rede social, sendo o local preferido para anunciar que vão de férias ou em viagem de trabalho, os seus pensamentos sobre os jogos de futebol e também relacionamentos amorosos. O simples facto de mudar o estado para "numa relação" ou "solteiro/a" gera normalmente um número avultado de comentários de amigos e é um sinal de que é oficial.

Mais de metade dos utilizadores da rede social declara que tipo de relação amorosa mantém - mesmo escolhendo "é complicado" em vez de opções mais tradicionais. As mulheres (53%) são mais "declarativas" do que os homens (47%), mas as diferenças não são muito significativas.

Mas embora não tenham muito receio de expor a sua vida online, declara-se mais rapidamente o fim de uma relação do que um novo caso amoroso. 53% admitem colocar imediatamente online que terminaram o namoro, mas 24% afirmam só mudar o estado depois do "outro/a" o fazer...

O site WorldWideLearn decidiu juntar toda a informação disponível de estudos sobre a evolução de relacionamentos no Facebook e produziu uma infografia que ilustra as tendências.

Segundo os dados, há alguns dias do ano onde é mais provável anunciar novas relações, ou separações. Os dias 14 e 15 de fevereiro, dia dos namorados e a "ressaca", 1 de abril, 24 e 25 de dezembro, véspera e dia de Natal, registam mais novos relacionamentos do que separações. Mas o início da primavera e o verão estão no top dos picos de fim de namoro.

[caption]infografia[/caption]

E o Facebook também sabe os dias em que mais separações acontecem... normalmente ao fim de semana.

[caption]infografia[/caption]

Na lista de "segredos" está também o top de músicas que os utilizadores do Facebook mais ouvem quando estão numa relação feliz, ou quando a depressão ataca depois da separação.

[caption]Nome imagem[/caption]

Investigadores da Universidade do Wisconsin admitem também que as fotos de perfil e a presença ou ausência de uma relação declarada no Facebook podem influenciar o nível de harmonia na relação. Os homens que declaram estar numa relação estão mais satisfeitos, tal como as mulheres cujas fotografias de perfil incluem os companheiros.

[caption]infografia[/caption]

A infografia completa pode ser vista aqui, sendo também listadas as fontes utilizadas para este trabalho.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.