A empresa Solar Roadways está a trabalhar em conjunto com o Departamento de Transportes do estado norte-americano do Missouri (MoDOT) com o objetivo de testar soluções relacionadas com o conceito de estradas solares.

Para já, as entidades responsáveis contam iniciar até final deste ano experiências que envolvem a instalação de painéis solares LED de formato hexagonal nos passeios de algumas partes da mítica Route 66, tendo em vista a satisfação das necessidades totais de alimentação elétrica do Welcome Center de Conway, no Missouri, EUA.

Os painéis solares a instalar serão testados primeiro num sector do passeio e pavimento que conduz à área de descanso referida, para depois poder ser colocada em todo o parque de estacionamento respetivo, de acordo com o jornal local News Tribune.

A mesma fonte indica que, caso os fundos necessários à concretização deste projeto sejam reunidos com sucesso, as experiências podem ser alargadas a outros quadrantes do conceito de estradas solares. “Vamos divulgar esta iniciativa na Internet, talvez até promover campanhas de crowdfunding, para obter verbas para avançar e podermos ter um projeto-piloto de estradas solares cada vez melhor e maior”, avisa Tom Blair.

“É possível que as estradas solares possam efetivamente pagar-se a elas próprias e ainda darem lucro”, refere este engenheiro do MoDOT, demonstrando fé na tecnologia que a Solar Roadways tem em perspetiva..

Relembramos que foi esta empresa que em 2014 iniciou uma campanha de crowdfunding que descreve estes painéis solares LED hexagonais como forma capaz de gerar três vezes as necessidades elétricas totais dos Estados Unidos, tendo reunido até agora mais de 2,26 milhões de dólares.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.