Plataformas e operadoras à parte, as "capacidades" de um smartphone são normalmente muito idênticas entre si, já que há que assegurar as características de maior sucesso entre os utilizadores, seja a câmara fotográfica, o acesso à Internet ou a integração de widgets com funções várias. Inovar é cada vez mais difícil, mas a Sharp parece tê-lo conseguido.

A fabricante vai colocar no mercado japonês em julho, através da operadora de telecomunicações Softbank, o Pantone 5, um smartphone que é apresentado como o primeiro do mundo capaz de detectar e medir níveis de radioatividade.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A aposta percebe-se, uma vez que o acidente de Fukushima, no ano passado, fez aumentar as preocupações em relação ao tema do nuclear.

O Sharp Pantone 5 integra um sensor, ativado por um botão próprio, capaz de identificar níveis de radioatividade num intervalo entre 0,05 e 9,99 microsieverts por hora. O smartphone também é capaz de guardar registos dos níveis de exposição dos sítios onde esteve.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Além da característica inovadora, o Sharp Pantone 5 integra a plataforma Android 4.0 (Ice Cream Sandwich), apresentando um ecrã de 3,7 polegadas, com uma resolução de 854×480 pixels e uma câmara principal de 4 megapixéis e outra frontal de 0,3 megapixéis.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Destaca-se também pela variedade de cores em que está disponível (oito) e pelo facto de integrar tecnologia que o protege da água e do pó, além da aposta em diferentes widgets.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Patrícia Calé

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.