O futuro da folha de papel pode ser parecido com o PaperTab, um tablet de ecrã flexível e com a espessura de uma folha comum. Também chamado de ePaper, o dispositivo electrónico de 10,7 polegadas foi desenvolvido pela Plastic Logic, pela Intel e pela Universidade de Queen.

O objetivo dos investigadores que têm trabalhado no projeto passa por tentar substituir a folha de papel tradicional por um aparelho que consiga transmitir um conforto de utilização semelhante.

Além do formato físico trabalhado, o dispositivo apresenta algumas características de produtividade que se aproveitam do fator "flexível". É possível executar algumas ações através da dobragrem, para a frente ou para trás, das pontas do ePaper. Enviar um email, passar de página num documento ou aumentar a velocidade de reprodução de um determinado conteúdos são algumas das possibilidades que o seguinte vídeo demonstra:

Os PaperTabs também interagem entre si. Colocados lado a lado formam um ecrã de dimensões maiores, e quando se tocam, permitem a troca de informações e ficheiros entre dispositivos.

Mesmo estando equipado com um processador i5 da Intel, através de um cabo de ligação, existem arrastamentos e atrasos entre as diferentes aplicações do tablet. Mas o desempenho também está relacionado com a fase embrionária do projeto, que faz na terça-feira a sua apresentação na CES 2013. Ficam algumas imagens do projeto reveladas pelo SlashGear:

[caption]PaperTab[/caption]

[caption]PaperTab[/caption]

[caption]PaperTab[/caption]

Caso o projeto ganhe adeptos e se torne viável, seria também um investimento importante a nível ecológico já que certamente permitira a poupança de milhares de árvores todos os anos. Por outro lado, o facto de ser um dispositivo eletrónico deixa outro tipo de pegada ambiental.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.