O Reino Unido deu os primeiros passos no ramo dos automóveis autónomos. O grupo Coventry's RDM apresentou hoje, 11 de fevereiro, o Lutz Pathfinder, um carro que se conduz sozinho e é capaz de transportar duas pessoas de uma só vez com um alcance máximo de 64 km.

Alguns gigantes como a Google, a Mercedes , a Audi e a Uber já deram passos no desenvolvimento de tecnologias que permitem a condução automática de veículos. Agora, chega um novo protótipo diretamente do Reino Unido que faz parte do projeto Autodrive, liderado pelo governo local, que promete um fundo de investimento na ordem dos 27 milhões de euros para o desenvolvimento de carros de condução autónoma.

O Lutz Pathfinder foi apresentado ao mundo em Greenwich e está vestido com as cores britânicas numa construção futurista. No seu interior, para além de poder transportar duas pessoas, é ainda possível levar alguma bagagem e a duração da bateria ronda as oito horas em viagem contínua. A velocidade máxima é de 24 Km/H.

A controlar todo o sistema está um computador que, segundo diz o Gizmodo, é "tão poderoso como dois PCs de gaming". Para evitar quedas e acidentes, foram instalados 22 sensores em torno do veículo para que este possa analisar mais facilmente o mundo à sua volta. É ainda possível "chamar" o veículo através de uma aplicação para dispositivos móveis.

No decorrer de 21015, 40 destes veículos serão postos à prova nas áreas de Milton Keynes. A revelação do Pathfinder chega no mesmo dia em que as autoridades britânicas anunciam alterações no código da estrada para abranger os testes de carros autónomos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.