Os vídeos de Minecraft começaram a ser partilhados no YouTube em 2009, ainda o jogo estava numa fase beta, mas a atrair jogadores curiosos de todas as idades. Os mais velhos pelo seu aspeto retro em pixel art, mas também os mais novos pelas possibilidades infinitas de construções. Foi provavelmente o jogo que lançou o fenómeno dos youtubers, sendo que muitos criadores famosos e milionários atuais começaram a sua carreira a produzir vídeos do jogo da Mojang.

Minecraft 1 bilião

12 anos depois, Minecraft não perdeu a popularidade, agora no seio da Microsoft, depois da compra milionária do estúdio sueco em 2014 por 2,5 mil milhões de dólares. O YouTube anunciou que o jogo ultrapassou o bilião (trilião nos Estados Unidos) de visualizações de vídeos acumulados na plataforma, um marco que nenhum outro título conseguiu chegar.

Atualmente existem mais de 35 mil canais ativos de criadores de conteúdos para Minecraft, espalhados por 150 países, considerando que existem 140 milhões de jogadores do jogo em todas as plataformas, PC, consolas e dispositivos móveis. Entre os países que mais conteúdos produzem está a Austrália, o Brasil, Egipto, França, Alemanha, Índia, Japão, México, Arábia Saudita, Coreia do Sul, Reino Unido e Estados Unidos.

Veja na galeria algumas das construções feitas em Minecraft

E o conteúdo é diversificado, entre criadores que se dedicam a fazer animações (a categoria mais vista na plataforma), paródias, role play, speedruns, ou a jogar modos de sobrevivência, seja a solo como em multijogador. Muitos poderão achar que Minecraft já não está na moda, mas os números de crescimento contradizem, há cada vez mais jovens a assistir aos conteúdos produzidos na plataforma.

O website comemorativo que o YouTube criou para comemorar o sucesso do jogo, é possível ver os criadores e os vídeos mais populares através de gráficos representados por cubos de Minecraft, em que a plataforma oferece algumas curiosidades interessantes sobre o jogo. Exemplo disso é que este mundo sempre foi dominado por criadores masculinos, mas quem está a gerar mais visualizações é uma mulher conhecida como Aphmau, conhecida pelas suas séries episódicas de role play. Ao longo de nove anos a colocar conteúdos do jogo, tornou-se a mais popular de 2020.

Impossível também não falar da contribuição de PewDiePie, um dos youtoubers mais famosos da plataforma. E no que diz respeito a criadores do Brasil, o canal AuthenticGames é um dos 10 canais brasileiros, dentro dos 50 mais vistos em 2017. O Brasil tornou-se o terceiro país do mundo a contribuir com mais visualizações no YouTube.