Desde esta manhã, quem tenta aceder ao Portal Clix encontra uma mensagem onde se sublinha que o site “teve um papel de relevância na dinamização da Internet e na criação de conteúdos de língua portuguesa para a rede”, mas onde também se anuncia que “face ao contexto e à evolução de quebra verificada nos últimos anos, o Portal foi desligado”, texto que pode ver a seguir.

[caption][/caption]

 

O Portal Clix nasceu como plataforma de conteúdos do Internet Service Provider (ISP) com o mesmo nome, no final do século passado. Nasceu num contexto de liberalização do mercado das telecomunicações, quando o conceito de banda larga estava longe daquele que temos hoje e a oferta de tecnologias de acesso fixo não ia além do ADSL.

Foi criado pela Sonaecom, que em 2010 decidiu unificar as marcas para as telecomunicações e passou a usar a insígnia Optimus para todos os serviços, fixos e móveis. A marca Clix não deixou de existir, mas passou para segundo plano (Optimus Clix).

Quatro anos depois, já com a fusão Optimus/Zon concretizada, acabou por ser definitivamente extinta do mercado das telecomunicações. A decisão concretizou-se em maio, já com todos os clientes que permaneceram no grupo migrados para os serviços da (ainda) Zon.

A insígnia manteve-se no mercado apenas associada ao Portal de conteúdos, que ao longo dos anos se foi transformando, para ganhar novos canais, excluir outros, ou dar espaço aos blogs, que nos últimos tempos assumiram lugar de destaque na plataforma.

Ao longo dos anos a marca Clix manteve uma aposta forte na comunicação, concentrada nos serviços de comunicações que disponibilizava, e muitas das campanhas publicitárias que lançou fizeram história. Nos vídeos que aqui publicamos pode recordar algumas.  

Veja três das primeiras campanhas da marca, que acabaram por se transformar em duas das peças de comunicação mais emblemáticas da história do Clix. Foram lançadas entre 1999 e 2001 e estão arrumadas por essa ordem.

 

 

 

Em 2002 a Internet "acelerou" para os 512 Kbps e o Clix comunicou assim a novidade: 

 

Fechamos com mais duas memórias: a campanha de lançamento de uma nova oferta de 16 Mbps e do primeirop produto de fibra ótica.

 

 

Se passar por Clix.pt vai ser redirecionado para o portal Iol.pt, até agora concorrente.  O serviço de webmail Clix continua a funcionar, para quem já tem uma conta ativa.