Já é conhecida a identidade do jovem português que dará nome a um dos satélites do programa espacial europeu destinado a criar um sistema de geolocalização e navegação por satélite alternativo ao GPS (norte-americano).

Alexandre Lourenço, de 10 anos, foi o vencedor nacional do concurso de desenho lançado, em setembro, pela União Europeia que permitiria a uma criança de cada um dos 27 Estados Membros dar o seu nome a um dos satélites do Programa Galileo, cujos primeiros satélites foram lançados em outubro de 2011.

Para participar, as crianças deviam criar um desenho baseado no tema "Espaço e Aeronáutica", sendo convidadas a dar asas à imaginação e usar as técnicas e materiais de que mais gostassem. Os trabalhos deviam depois ser digitalizados e carregados para o site do concurso até 15 de novembro.

A escolha do júri português foi anunciada este fim-de-semana, numa cerimónia no Observatório Astronómico de Lisboa. O desenho de Alexandre foi eleito por, na opinião dos jurados, "corresponder ao desafio lançado às crianças".

[caption]créditos: Alexandre Lourenço[/caption]
Desenho de Alexandre Lourenço

"É um trabalho bem concebido do ponto de vista da originalidade de expressão e das técnicas utilizadas, que o tornam esteticamente atrativo", entenderam os jurados, entre os quais se encontravam figuras como Fernando Carvalho Rodrigues, conhecido como o "pai" do primeiro satélite português, e o judoca Nuno Delgado.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.