
Já é conhecida a identidade do jovem português que dará nome a um dos satélites do programa espacial europeu destinado a criar um sistema de geolocalização e navegação por satélite alternativo ao GPS (norte-americano).
Alexandre Lourenço, de 10 anos, foi o vencedor nacional do concurso de desenho lançado, em setembro, pela União Europeia que permitiria a uma criança de cada um dos 27 Estados Membros dar o seu nome a um dos satélites do Programa Galileo, cujos primeiros satélites foram lançados em outubro de 2011.
Para participar, as crianças deviam criar um desenho baseado no tema "Espaço e Aeronáutica", sendo convidadas a dar asas à imaginação e usar as técnicas e materiais de que mais gostassem. Os trabalhos deviam depois ser digitalizados e carregados para o site do concurso até 15 de novembro.
A escolha do júri português foi anunciada este fim-de-semana, numa cerimónia no Observatório Astronómico de Lisboa. O desenho de Alexandre foi eleito por, na opinião dos jurados, "corresponder ao desafio lançado às crianças".
[caption][/caption]
Desenho de Alexandre Lourenço
"É um trabalho bem concebido do ponto de vista da originalidade de expressão e das técnicas utilizadas, que o tornam esteticamente atrativo", entenderam os jurados, entre os quais se encontravam figuras como Fernando Carvalho Rodrigues, conhecido como o "pai" do primeiro satélite português, e o judoca Nuno Delgado.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Drones integrados em automóveis elétricos? DJI e BYD já testam tecnologia na China -
App do dia
BeenThere foi feita para fãs de viagens que querem partilhar as suas memórias fotográficas -
Site do dia
Nuenki transforma a navegação online numa oportunidade para aprender novas línguas -
How to TEK
Tem o Instagram inundado de posts de contas que não segue? Ponha as sugestões em pausa
Comentários