Ainda se lembra do primeiro filme de Predador, com Arnold Schwarzenegger? A história envolvia um grupo de soldados de elite enviado para uma selva para executar uma missão, longe de imaginar que iria encontrar o poderoso predador alienígena. A luta pela sobrevivência acabou por se tornar o foco do filme, e é nessa inspiração que a Sony acaba de lançar o videojogo Predator: Hunting Grounds, não só na PlayStation 4, como no PC.
Esta proposta foca-se exclusivamente na componente online para cinco jogadores, num sistema assimétrico: de um lado quatro soldados, armados até aos dentes, e do outro, o poderoso predador, que recorre aos seus gadgets tecnológicos para encontrar e caçar os soldados. O jogo suporta crossplay, pelo que não importa se os jogadores estão numa ou outra plataforma, ambos podem encontrar-se na mesma partida.
Tal como o filme que serviu de inspiração, os quatro soldados são colocados por helicóptero num cenário aberto à exploração, com objetivos concretos para cumprir. Tudo seria semelhante a um outro qualquer FPS cooperativo: eliminar inimigos controlados pela IA, explorar o cenário à procura dos objetivos e regressar ao ponto de extração da missão – não fosse a presença do Predador…
Os quatro jogadores da equipa podem comunicar entre si, e têm de ter cuidado com o barulho das armas e das suas ações. Pois o jogador que encarna o predador não sabe onde estão os restantes, mas pode vasculhar rapidamente a ilha, trepar árvores e saltar entre os galhos, mantendo-se camuflado para não ser detetado. O som e o scanner de deteção de calor podem ser usados para encontrar os soldados. Estes, por outro lado, também se podem “banhar” na lama para se camuflarem.
Este jogo do “gato e rato” torna contornos caóticos a partir do momento em que o predador encontra os soldados, que não só têm de lidar contra os inimigos, executar os objetivos que passam por aguardar transmissões de radar no mesmo local, e ainda defender-se do alienígena. Só a sua presença, com os ruídos que lhe são características, ajudam a criar o ambiente de tensão semelhante aos filmes. Pois do topo da árvore, “invisível”, o Predator pode disparar o seu famoso canhão de energia, e rapidamente abater um soldado. Ou então, lançar-se do topo para cima de uma vítima.
Mas os soldados estão bem armados e atingir o predador faz com que este sangre o sangue verde florescente, deixando rastro quando foge para se curar. Essa vantagem devem ser explorada pelos jogadores para o perseguir e tentar acabar com ele. Caso seja abatido, o jogador tem alguns segundos para ativar o sistema de destruição e lançar a famosa gargalhada de despedida… Os soldados têm poucos segundos para correrem sem olhar para trás para fora do perímetro, caso contrário, morrem também… As condições de vitória do Predador é abater os quatro soldados e retirar-lhes o precioso troféu, os soldados ou abatem o inimigo, ou completam os objetivos e fogem no helicóptero. Resta saber quantos vão conseguir fugir…
Predator: Hunting Grounds já está disponível no PC e PlayStation 4.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Infinity Nikki chegou e é considerado um dos mais belos jogos para smartphones -
Site do dia
Video Ocean é uma plataforma de IA para converter imagens e texto em vídeo -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários